Salão de Pequim: centro de gravidade da indústria

Salão de Pequim se tornou o mais importante do mundo por seu gigantismo e pelos lançamentos importantes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Salão de Pequim: centro de gravidade da indústria
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Com o fim do Salão de Frankfurt, na Alemanha, por décadas o maior o mundo, Pequim (anos pares) e Shangai (anos ímpares) cresceram e hoje não há nada parecido. O Auto China 20026 foi ampliado para quase 400.000 m², na capital do país, e se encerra após 10 dias em 3 de maio.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Os chineses superaram a fase de inspiração - às vezes, simples cópias descaradas - nas marcas e veículos ocidentais para criar seus próprios produtos. Claro, trataram de contratar vários dos melhores desenhistas do mundo e avançaram no projeto de carros elétricos e híbridos. Até em motores a combustão passaram a surpreender.

    Mg4 Urban Pequim
    O MG 4 Urban é uma das principais novidades no Salão de Pequim deste ano
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Uma das razões que levaram as marcas chinesas a crescer tanto foi a verticalização da produção, nunca bem vista pelos concorrentes ocidentais e em especial pelos sindicatos de metalúrgicos. Como não existem sindicatos na China e nem mesmo greves, a expansão foi bastante rápida.

    Saiba mais:

      Em 2025, o mercado chinês de veículos leves e pesados atingiu quase 35 milhões de unidades, mais que o dobro do segundo maior, os EUA. Isso ilustra as barreiras levantadas por americanos e canadenses. Entretanto, a capacidade instalada na China supera 50 milhões de unidades anuais, distribuídas por estimadas 100 marcas, algo insustentável. Várias devem desaparecer.

      Irmão maior do conhecido Ora 3, o Ora 5 foi apresentado no Salão de Pequim pela GWM
      Crédito: Rodrigo Ferreira/WM1/Webmotors
      toggle button

      Na Europa, há menos resistências e a produção de origem da China é aceita com algumas restrições. A BYD, por exemplo, acaba de pedir filiação à Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis (Acea, na sigla em francês). Não se sabe ainda se será acolhida, porque a entidade abriga marcas basicamente europeias.

      Das marcas chinesas em Pequim, IA seleciona alguns destaques entre 181 estreias e 71 protótipos. Dos modelos com foco no mercado brasileiro (confirmados ou cotados) estão os seguintes:

      • BYD Song Pro (facelift): nova linguagem Dragon Face, com lançamento aqui previsto para junho próximo.
      • Arcfox T1: SUV compacto elétrico da BAIC, rival direto do BYD Dolphin.
      • MG 4 Urban: hatch elétrico compacto.
      • GWM Ora 5: SUV médio elétrico com foco em custo-benefício.
      • IM Motors (Grupo SAIC): marca de elétricos de luxo a ser confirmada para o mercado brasileiro.
      • Veja também

          Curte os nossos conteúdos? Então você tem encontro marcado com a Webmotors TV: todos os domingos, às 8h da manhã, no SBT

          Webmotors TV é do Brasil inteiro! Agora, todos os domingos, às 8h da manhã, você assiste o melhor do conteúdo automotivo direto da sua casa, no SBT.

          Testes, comparativos, dicas, serviços, lançamentos e tudo mais que envolve o universo dos carros e das motos no Brasil e no mundo estarão na tela da sua TV! Com apresentação de Letícia Datena, nos encontramos aos domingos, das 8h às 9h, no SBT!

          Comentários
          seu carro novo está aqui!
          TEM OFERTA PERTINHO DE VOCÊ!
          CONFIRA MILHARES DE MODELOS E
          COMPRE SEU CARRO NOVO EM
          POUCOS CLIQUES!