O canal de notícias da Webmotors

Salão de Xangai abre as portas

WebMotors acompanha 'in loco' evento do maior mercado de carros do mundo

por Marcelo Monegato

(Xangai, China) A China, mais do que nunca, é o centro das atenções indústria automobilística mundial. Nesta segunda-feira (20) acontece o primeiro dos dois dias de imprensa do Auto Shanghai 2015, o salão do automóvel do maior mercado de veículos do planeta. E o WebMotors está presente ‘in loco’ para trazer as novidades deste grandioso – e também excêntrico – evento que a cada ano amplia sua importância com números de tirar o fôlego.

Apenas como referência, em 2014 o mercado chinês vendeu 21 milhões de veículos, de acordo com balanço realizado pela Jato Dynamics. Para se ter uma ideia, os Estados Unidos emplacaram 16,5 milhões, ficando na segunda posição. O Japão, terceiro, registrou 5,5 milhões de unidades comercializadas, seguido do Brasil, com 3,3 milhão.

Resumindo: todas a fabricantes querem um pedaço deste gigantesco ‘bolo’ chamado China.

Neste ano, o Auto Shanghai acontecerá no novo Centro Nacional de Exposições e Convenções, que tem espaço de 400.000 m². Em sua última edição, realizada em 2013 (Pequim recebe o evento nos anos pares), o salão foi realizado Shanghai New International Expo Centre (SNIEC), que tinha ‘só’ 280.000 m². Para se ter uma referência, o Salão do Automóvel de São Paulo, realizado ano passado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, ocupou uma área de 85.000 m².

A organização não revelou os números para a edição deste ano. No entanto, tomando como base os dados de dois anos atrás, gigantesco é o mínimo que o Auto Shanghai 2015 será. Em 2013, 2.000 expositores de 18 países estiveram presente com mais de 1.300 veículos. A imprensa marcou presença com aproximadamente 10.500 jornalistas de todo o mundo.

Viagem a convite da JAC Motors

Comentários

Carregar mais