O canal de notícias da Webmotors

Sandero e Logan têm 1 estrela em teste de colisão

Dupla vai mal em 'crash-test' realizado pelo Latin NCAP. Confirmado para o Brasil, Eclipse Cross fica com 5 estrelas

por Redação WM1

O Latin NCAP, instituto independente de segurança viária responsável por avaliar carros vendidos no Brasil, América Latina e Caribe, anunciou os resultados da terceira rodada de testes realizada em 2018. Dessa vez, Renault Sandero e Logan foram avaliados com uma estrela na proteção para adultos e três para ocupantes infantis - resultado parecido com o teste feito pelo Latin NCAP em 2012, quando os dois modelos da marca francesa ficaram uma estrela para adultos e duas para crianças.

A rodada também avaliou o Mitsubishi Eclipse Cross, com lançamento confirmado no Brasil para o segundo semestre deste ano. O SUV, que virá posicionado logo acima do ASX, ganhou cinco estrelas para adultos e três para crianças. Veja o vídeo com os testes.
O Sandero, 14º carro mais vendido do Brasil em 2018, com 18.955 emplacamentos, e o Logan, 33º, com 7.601 unidades comercializadas, apresentaram " proteção pobre no peito do motorista nos impactos frontal e lateral", o que justificou a única estrela para adultos, na avaliação do instituto. O órgão destaca que tanto o hatch quanto o sedã da Renault carecem de "estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia para o impacto lateral".

Em relação à proteção para ocupantes infantis, o Latin NCAP avalia que os modelos da marca francesa perderam pontos por não trazerem cinto de três pontos em todos os assentos e não contam com ganchos Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis - o Kwid, da mesma montadora, tem Isofix e quatro airbags, mesmo custando menos. Logan e Sandero têm apenas duas bolsas infláveis dianteiras.
A partir deste ano, os novos projetos de carros vendidos no país têm de sair da fábrica com Isofix. A partir de 2020, todos os automóveis comercializados no Brasil terão de vir com esse recurso de série. De acordo com o órgão de segurança, esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como Isofix como equipamento padrão. O Latin NCAP diz que a Renault "confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança de Sandero e Logan".
Em relação ao Eclipse Cross, o instituto avalia que o utilitário apresenta "boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, também, no teste de controle eletrônico de estabilidade, item de série no modelo da Mitsubishi, que virá importado ao país. O controle de estabilidade será obrigatório em todos os carros de passeio e utilitários leves no Brasil a partir de 2022 e, dois anos antes, terão de ser disponibilizados nos projetos novos lançados aqui.

Quanto às três estrelas para crianças, de um total de cinco possíveis, o Latin NCAP afirma que o Eclipse Cross perdeu pontos por não trazer Isofix na unidade avaliada e sim um SRI (sistema de retenção infantil) que é ajustado usando o cinto de segurança, o que oferece baixa proteção aos pequenos. O órgão esclarece ainda que o modelo da montadora japonesa "oferece ancoragens Isofix padrão aprovadas de tamanho i-size" e cintos de três pontos em todos os assentos.
"Para alguns fabricantes, a proteção dos ocupantes infantis ainda não conta com a mesma prioridade em relação aos ocupantes adultos. É uma enorme preocupação para o Latin NCAP que ainda modelos dos mais vendidos na região, como são o Sandero e o Logan, ofereçam um nível de proteção tão baixo, que não possua controle de estabilidade e tenha uma proteção mínima contra impactos laterais", analisa Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas