O canal de notícias da Webmotors

São Paulo terá rodízio 24h por placas par e ímpar

Prefeitura determina volta do rodízio a partir de 11 de maio com medidas rígidas: carros poderão rodar dia sim, dia não

por André Deliberato

A Prefeitura da cidade de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (7) que a partir da próxima segunda, dia 11 de maio, o rodízio de veículos estará de volta à cidade em um formato mais rígido, a fim de aumentar a taxa de isolamento da capital paulista no combate direto contra o novo coronavírus.
A circulação de carros, motos, caminhões e ônibus, agora, será baseada em um rodízio mais rigoroso, que vai durar o dia inteiro (durante as 24 horas do dia), em toda a cidade, sem restrições específicas. O rodízio tradicional estava suspenso desde o último dia 17 de março.
O novo rodízio será dividido pelas placas dos veículos: quem tiver o final com número par, só poderá rodar em dias pares; quem tiver final de placa ímpar, obviamente, só poderá sair em dias ímpares. Isso vale para toda a semana, incluindo sábados e domingos.

Dia sim, dia não

Na prática, para quem tem apenas um veículo, sair de casa será permitido dia sim, dia não.
"Essa foi a medida necessária para evitar o lockdown", explicou o prefeito Bruno Covas durante o anúncio do retorno do rodízio na manhã desta quinta. A medida que inseriu bloqueios na cidade durante esta semana - para desestimular a circulação de veículos - não deu certo e foi cancelada.
A prefeitura também afirmou que vai ampliar em 1.000 ônibus a quantidade de veículos no transporte coletivo em razão do rodízio amplificado. Vale lembrar que para rodar no transporte público as máscaras também são obrigatórias.

Como funciona o novo rodízio?

Comentários

Carregar mais