O mercado de carros usados brasileiros tem opções de modelos que a gente só lembra que existem quando cruzamos com um deles nas ruas e avenidas. Em alguns casos – mas em nem todos, é verdade – até pensamos: "esse seria uma boa para as minhas necessidades atuais".
Puxando pela memória e tentando relembrar veículos esquecidos, mas que podem ser uma boa ainda hoje, montamos uma listinha com cinco sedãs usados que podem ser uma boa para suas necessidades atuais.
Detalhe: escolhemos unidades por até R$ 30 mil. Mas caso o valor esteja um pouco acima do que você estava planejando, a sugestão é simular um financiamento na Webmotors e ver se as parcelas do carro que escolheu cabem no bolso – temos certeza que sim!

Quem lembra que a Renault comercializou o Clio Sedan no Brasil? Pois é, o carro esteve entre nós e hoje algumas unidades são oferecidas na Webmotors por até R$ 30 mil. Todas fabricadas entre os anos de 2005 e 2009.
As opções disponíveis têm motor 1.0 16V ou 1.6 16V, ambos flex, ou 1.0 16V somente a gasolina – as configurações mais antigas do sedã. O câmbio, porém, é igual para todos: manual de cinco marchas.
A grande qualidade do Clio Sedan é, sem sombra de dúvidas, o espaço do porta-malas. Com 4,19 metros de comprimento, 2,47 m de entre-eixos, 1,64 m de largura e 1,41 de altura, o Renault acomoda interessantíssimos 510 litros de porta-malas.
Nosso segundo carro também não vive na memória de todos. Estamos falando do Nissan Tiida Sedan, que teve uma passagem meteórica, sendo vendido entre os anos de 2011 e 2013, apenas.
O modelo é equipado sempre com motor 1.6 16V aspirado, flex, de 126 cv (etanol)/125 cv (gasolina) e torque de 17,5 kgf.m (e/g). O modelo teve opção de câmbio automático, mas as unidades por menos de R$ 30 mil são todas com transmissão manual de seis marchas.
A capacidade do porta-malas do Tiida Sedan também é muito boa: 467 litros. O sedã ainda oferece 4,47 m de comprimento, 2,60 m de distância entre os eixos, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura.
Vamos botar mais um francês nessa lista: Peugeot 207 Passion, que é a versão sedã do hatch 207. Todas as unidades por até R$ 30 mil foram fabricadas entre os anos 2008 (modelo 2009) e 2014 (modelo 2015).
Por este valor, é possível encontrar na Webmotors unidades do 207 Passion com motor 1.4 16V de quatro cilindros aspirado, flex, de 82 cv (e)/80 cv (g) e torque de 12,8 kgf.m (e/g). Aqui, o câmbio é sempre manual de cinco marchas.
É possível encontrar também unidades do Peugeot com câmbio automático de quatro velocidades. Nestes casos, o motor sempre é 1.6 16V de quatro cilindros aspirado, flex, de 113 cv (e)/110 cv (g) e torque de 15,8 kgf.m (e)/14,5 kgf.m (g).
O porta-malas do 207 Sedan tem capacidade para 420 litros – não chega a ser um latifúndio, mas ajuda muito. O Peugeot ainda oferece 4,23 m de comprimento, 2,44 m de entre-eixos, 1,16 m de largura e 1,44 de altura.
Quando chegou, o Citroën C4 Pallas era um adversário extremamente competitivo em termos de espaço. E seus rivais eram simplesmente Honda Civic e Toyota Corolla. Apesar dessa característica importante para um sedã, o modelo da marca francesa não prosperou no Brasil.
As unidades por até R$ 30 mil anunciadas na Webmotors foram fabricadas entre 2008 e 2011 (modelo 2012). Todas têm motor 2.0 16V flex de quatro cilindros, aspirado, de interessantes 151 cv (e)/143 cv (g) de potência e torque de 21,6 kgf.m (e)/20,4 kgf.m (g). Já a transmissão pode ser automática de quatro marchas ou manual de cinco velocidades.
O espaço interno – e o porta-malas –, do C4 Pallas dá um show. O Citroën tem 4,77 m de comprimento, 2,71 m de distância entre os eixos, 1,77 m de largura e 1,51 m de altura. O bagageiro transporta impressionantes 580 litros.
Fechando a nossa listinha vamos atacar com um dos precursores dos carros fabricados na China comercializados no Brasil – algo que, em 2024, se tornou comum com as chegadas de marcas como BYD e GWM, especialmente. É o JAC J3 Turin.
Na Webmotors há unidades fabricadas entre 2011 (modelo 2012) e 2015. Nas opções mais antigas, o motor é 1.4 16V de quatro cilindros a gasolina, aspirado, de 108 cv e torque de 14,1 kgf.m. O câmbio é manual de cinco marchas.
Já no final da vida, o JAC era equipado com um novo motor 1.5 16V de quatro cilindros, aspirado e flex. Com isso, gerava 127 cv (e)/125 cv (g) de potência e torque de 15,7 kgf.m (e)/15,5 kgf.m (g). A transmissão também é de cinco marchas, manual.
Em espaço, o J3 Turin segue mais a linha do 207 Passion. O JAC tem 4,15 m de comprimento, 2,40 m de distância entre os eixos, 1,65 m de largura e 1,46 m de altura. MAS o porta-mals é um destaque: leva 490 litros!



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