Assim como na Argentina, o mercado automotivo do Paraguai recebe uma enxurrada de modelos brasileiros que são exportados para lá. Vale lembrar que, desde 2020, há um acordo de livre-comércio entre as duas nações.
Mas, apesar da proximidade, o mercado paraguaio tem as suas particularidades. Por isso, a variedade de modelos vendidos por lá é mais ampla do que a nossa.
Aliás, alguns desses carros encontrados no país vizinho são de dar inveja no consumidor brasileiro. Por isso, fizemos uma lista com sete carros vendidos por lá e que certamente gostaríamos de ter por aqui.

Vendido por aqui até 2021, o Subaru WRX STI segue disponível no mercado paraguaio. O modelo, que é exemplo de esportividade, tem motor boxer 2.5 turbo de 300 cv de potência e 41,5 kgf.m de torque. Com essas credenciais, acelera de zero aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos e vai até os 255 km/h. A transmissão do modelo é manual de seis marchas.
A Mazda não vende carros no Brasil desde o início dos anos 2000, quando foi embora do país. Um eventual retorno tem sido especulado desde 2012, mas até agora nada. No Paraguai, a marca oferece uma série de alternativas e o SUV CX-30 é uma delas.
O modelo é oferecido por lá em quatro versões, sendo uma delas, a mais cara, equipada com motor 2.5 turbo, que rende 191 cv de potência e 25,6 kgf.m de torque. A transmissão é automática de seis velocidades e a tração é integral.
Assim como no Brasil, a moda dos SUVs também pegou no Paraguai e o Volkswagen Teramont é uma das alternativas disponíveis. Espécie de Tiguan All Space mais parrudo, o modelo de sete lugares entrega mecânica forte, bom nível de acabamento interno e tecnologia.
O motor é um V6 3.6 a gasolina aspirado, capaz de render até 276 cv de potência e 36,7 kgf.m de torque. A força é controlada pela transmissão Tiptronic de oito marchas.
O grandalhão tem 5 m de comprimento, 2,98 m de entre-eixos e 1,99 m de largura. O porta-malas, mesmo com a terceira fileira, acomoda 330 litros de bagagens. Nada mal!
O Toyota Prius foi descontinuado por aqui em 2021, mas no Paraguai o modelo segue à venda. Por lá, contudo, o modelo é vendido na linha "C", que é chamada no Japão de Aqua.
Com visual que lembra o do nosso Yaris hatch, o modelo entrega mecânica híbrida com motor 1.5 aspirado a gasolina e uma unidade elétrica, que, juntos, somam 99 cv de potência. O consumo é de 25,64 km/l em trecho combinado.
A nova geração do Hyundai Tucson já é aguardada por aqui há algum tempo, mas nem todos os países da América do Sul tiveram de esperar tanto pelo modelo. O Paraguai é um desses países que já contam com o SUV atualizado.
O modelo, que tem como diferencial o acabamento interno mais refinado, com duas telas - sistema multimídia e painel -, além da motorização plug-in, já é oferecido no país vizinho. Nessa configuração híbrida, inclusive, ele rende interessantes 226 cv de potência, com autonomia para rodar até 53 km no modo 100% elétrico.
A nova linha do SUV é esperada por aqui só para 2025.
O Dodge Durango é mais uma das opções de SUVs com sete lugares que o Brasil não tem, mas poderia ter. Vendido por aqui entre 2013 e 2015, o grandalhão segue vivo no mercado paraguaio em sua nova geração, que ganhou elementos visuais do imponente Charger.
A "versão" família do esportivo tem motor V6 3.6 litro a gasolina, capaz de render até 293 cavalos de potência e 35,9 kgf.m de torque. A tração é integral e o câmbio é automático de oito marchas.
Sucesso no mundo por seu design, o elétrico Kia EV6 é mais um dos modelos dessa lista que são aguardados para o Brasil, mas já são vendidos no Paraguai. Por lá, o modelo pode ser comprado em quatro versões. A mais potente delas é a GT, que entrega conjunto mecânico com 325 cv, que proporciona aceleração de zero a 100 km/h em 5,2 segundos e autonomia para rodar por até 506 quilômetros com uma carga.