Siglas nos carros: entenda o que elas significam

ABS, ESC, EBD, ACC, entre outras siglas, podem fazer você se sentir em uma sopa de letrinhas automotiva

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Redação WM1
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Uma sopa de letrinhas automotiva. Essa é a melhor forma de definir as siglas que representam diversos sistemas nos automóveis. ABS, EBD, ESC, são os codinomes mais populares e que você já deve ter ouvido e lido por aí. Nada mais são do que abreviações de nomenclaturas enormes. WM1 listou alguns desses significados para ajudar a entender melhor o que essas siglas significam. Confira!

ABS

Essa, talvez, seja a sigla mais popular do mundo automotivo. É a abreviação das palavras em inglês Anti-lock Braking System, que significa sistema antitravamento de freio. Sensores instalados nas rodas identificam que a frenagem é brusca e encaminham as informações para uma central eletrônica, que determina a soltura do freio gradativamente. Esse movimento permite a roda girar sem travar, diminuindo a distância necessária para parar o carro.

BMW Night Sky

O ABS evita que as rodas travem durante frenagens de emergência

BAS

O Brake Assist System é um sistema assistente de freio. Mais simples, funciona através de sensores de curso e aplicação de força no pedal. Dessa forma, o sistema potencializa a força utilizada no pedal de freio até que o carro pare ou o motorista tire o pé do pedal.

Disco de freio do carro sem rodas
BAS aumenta a força exercida no freio

EBD

Outro representante dos sistemas de freio é o Eletronic Brake Force Distribuition. Esse sistema, basicamente, distribui eletronicamente a força de frenagem. Ele funciona de forma complementar ao ABS, proporcionando uma distribuição melhor dos freios em situações de frenagens bruscas.

Foto mostra disco de freio e pastilha
O EBD distribui melhor a frenagem do carro
Crédito: Divulgação

ESC

Saindo do segmento dos freios, mas nem tanto. O ESC (Electronic Stability Control), como já é possível perceber pelo nome extenso, é o controle eletrônico de estabilidade. Ele é o responsável por deixar o carro controlável pelo motorista em situações adversas.

Para conseguir isso, diversos sensores analisam as condições de rodagem do carro. Caso algum identifique que uma roda está perdendo tração, ele corta a potência do motor e, se necessário, freia as outras para manter o carro no prumo correto. Também é conhecido como ESP (Electronic Stability Program), mas essa sigla é patenteada pela Bosch.

Van fazendo drift na pista
O controle de estabilidade evita com que o carro derrape e saia do controle

ACC

O Adaptive Cruise Control, como o próprio nome já diz, é o controle de velocidade adaptativo. Além de ser um item de segurança, também pode ser considerado de conforto. Com ele ativado, o carro mantém uma velocidade pré-determinada e reduz a velocidade automaticamente caso algum veículo na frente esteja mais devagar.

Acc Adaptive Cruise Control
ACC monitora os carros próximos e diminui a velocidade do carro, se necessário
Crédito: Divulgação

SRS

O Supplemental Restraint System é o famoso airbag. O sistema infla bolsas de ar para proteger os ocupantes do carro em caso de colisão. Por conta da sua sigla não ser tão representativa, ela é menos utilizadas que as citadas anteriormente.

Foto mostra airbag já vazio depois de ser disparado de volante de carro
Os airbags ajudam na segurança dos ocupantes em caso de colisões fortes
Crédito: Reprodução
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