App usa ruídos para identificar problemas do carro

Sound Analyser é capaz de reconhecer até dez padrões de som e oferecer soluções para problemas do veículo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. App usa ruídos para identificar problemas do carro
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Skoda, marca que pertence ao Grupo Volkswagen, desenvolveu um aplicativo capaz de diagnosticar problemas do carro por meio de ruídos captados pelo microfone. De acordo com a empresa, o Sound Analyser tem precisão de mais de 90%.

O aplicativo, ainda segundo a Skoda, é capaz de reconhecer até dez padrões de sons. Ele pode identificar até mesmo pequenos problemas no motor e sugerir aos técnicos soluções de reparo.

Skoda Sound Analyser
App da Skoda está em fase de testes em mais de 240 revendas da marca

O Sound Analyser traça um comparativo entre sons previamente armazenados de possíveis problemas e os novos sons gravados. O algoritmo, assim, trabalha de forma a dar ao técnico um diagnóstico preciso e soluções.

A Skoda começou a testar o Sound Analyser em 14 países, entre os quais Alemanha, Rússia, Áustria e França. Estão envolvidos no projeto 243 revendedores, que fornecem as gravações de áudio para o processo de aprendizagem da inteligência artificial.

A ideia da Skoda é incluir o aplicativo em lançamentos futuros por meio de sensores de áudio que detectarão ruídos a todo tempo. Isso garantiria aos clientes maior tranquilidade, pois permitiria que os técnicos fizessem a manutenção preventiva dos carros de forma muito mais precisa.

A subsidiária tcheca compartilha componentes com outras marcas do grupo Volkswagen. Com isso, há a possibilidade de que vejamos o Sound Analyser no futuro em modelos da VW e da Audi, por exemplo. No entanto, ao menos por ora, apenas os automóveis da Skoda terão o advento.

Comentários