O canal de notícias da Webmotors

Sleepers: 10 carros pacatos somente na aparência

Termo é usado por aficionados em automóveis para definir veículos com visual discreto mas desempenho que surpreende

por Guilherme Silva

Sleeper (dorminhoco, em tradução literal do inglês) é um termo bastante conhecido entre os aficionados por carros por se referir aos modelos de aparência discreta e pacata, mas com desempenho surpreendente. E no Brasil, temos exemplos de sleepers?
Confira ofertas de carros 0 km, seminovos e usados da Webmotors!
Listamos abaixo dez exemplos de sleepers comercializados no Brasil. Usamos como critério o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos, de acordo com os dados informados pelos fabricantes. Confira:

10 sleepers vendidos no Brasil

1 – Honda Accord (5,8 segundos)


O sedã grande da Honda é um dos carros mais populares nos Estados Unidos, mas por aqui fica posicionado entre modelos mais luxuosos. A atual geração do Accord trocou o motor V6 aspirado por um 2.0 turbo de quatro cilindros, que gera cv 256 de potência.

2 – Toyota Camry (7 segundos)


Rival histórico do Honda Accord no mercado norte-americano, o Camry também é elogiado pela qualidade de construção e nível de conforto. O Toyota, no entanto, manteve a motorização V6 aspirada, que atualmente entrega 310 cv de potência.

3 – Volkswagen Amarok V6 (8 segundos)


A picape média combina boa dirigibilidade com a força do motorzão 3.0 V6 turbodiesel herdado do SUV Audi Q7. O propulsor foi atualizado recentemente para fornecer 258 cv de potência – ou 272 cv quando o modo overboost entra em ação por até 20 segundos.
Confira as ofertas de Volkswagen Amarok 0 km, seminova e usada no estoque da Webmotors

4 – Honda HR-V Touring (8,09 segundos)


A versão topo de linha do HR-V é equipada com um motor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv, potência que o coloca entre os mais rápidos da categoria de SUVs compactos à venda no Brasil.

5 – RAM 1500 Rebel (6,4 segundos)


A picapona da marca norte-americana é um foguete de 2.600 kg que usa um motorzão 5.7 V8 a gasolina de 400 cv de potência para entregar desempenho de carro esportivo. Esse motor, aliás, é o mesmo que equipa o Dodge Challenger vendido nos Estados Unidos.

6 – Suzuki Vitara 4Sport (8,6 segundos)


Quem vê a aparência pacata do Vitara não imagina que o SUV importado da Hungria é capaz de deixar para trás muitos carros com aparência mais esportiva. O Suzuki é equipado com um esperto motor 1.4 turbo a gasolina de 146 cv de potência.

7 – Honda Civic Touring (7,9 segundos)


A versão mais cara do Civic compartilha com o HR-V Touring a motorização 1.5 turbo a gasolina de 173 cv. O sedã, por razões aerodinâmicas e de peso, entrega desempenho ligeiramente superior ao do SUV.
Veja as ofertas de Honda Civic e HR-V do estoque da Webmotors!

8 – Citroën C4 Cactus THP (7,3 segundos)


O crossover da marca francesa se torna um foguetinho quando equipado com o consagrado motor THP 1.6 turbo flex de até 173 cv de potência. Esse propulsor já equipou modelos da BMW e da MINI.

9 – Chevrolet Bolt (7,3 segundos)


O primeiro carro elétrico vendido pela General Motors no Brasil é equipado por um motor traseiro instalado, que gera o equivalente a 203 cv de potência para atingir os 100 km/h em pouco mais de 7 segundos.

10 – Peugeot 2008 THP (8,8 segundos)


O SUV compacto pode até andar meio esquecido pelos consumidores, mas o seu desempenho está entre os melhores da categoria. A motorização 1.6 turbo flex de 173 cv é a mesma do “primo” Citroën C4 Cactus THP.

Menções honrosas: sleepers fora de linha

Vamos lembrar abaixo três modelos que saíram de linha ou perderam a motorização mais nervosa recentemente, mas têm de estar nessa lista, mesmo que como menção honrosa.

Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI (7,2 segundos)


A geração anterior do Jetta é sempre lembrada quando alguém se refere aos sleepers. O sedã de visual discreto leva sob o capô o motor 2.0 turbo de 211 cv de potência (usado até hoje em outros carros do Grupo Volkswagen), que permite atingir os 100 km/h em 7,2 segundos.

Ford Fusion (7,4 segundos)


O sedã já saiu de linha, mas também merece ser lembrado por combinar um excelente pacote de equipamentos com o competente motor 2.0 turbo de 248 cv de potência.

Chevrolet Equinox 2.0 turbo (7,6 segundos)


A versão mais potente do SUV deixou de ser ofertada na linha 2021, mas sempre foi elogiada pelo ótimo desempenho do motor 2.0 turbo de 262 cv de potência, apesar do elevado consumo de gasolina. Esse propulsor também foi utilizado nas versões de entrada do Camaro nos Estados Unidos.-9.

Comentários

Carregar mais