O canal de notícias da Webmotors

Spectre, o primeiro Rolls-Royce elétrico

Fabricante britânico de alto luxo confirma seu automóvel 100% EV e promete só carros sem combustão até 2030

por Fernando Miragaya

A eletrificação chegou de vez ao segmento de alto luxo. A Rolls-Royce, uma das marcas referência em carros premium, confirma que vai iniciar em breve os testes com o Spectre, seu primeiro automóvel 100% elétrico. O modelo será lançado no último trimestre de 2023, dentro da nova estratégia do fabricante britânico, que promete ter apenas veículos sem motores a combustão até 2030.

A marca, contudo, não deu mais detalhes sobre o carro e apenas disponibilizou fotos e um vídeo do modelo disfarçado com vários dizeres politicamente corretos. Pelas imagens, percebe-se que o primeiro Rolls-Royce elétrico será um veículo com jeito de crossover-cupê, com porte largo, caimento "cupê" da terceira coluna e capô alongado. O Spectre usa a plataforma modular do Phantom, de 2016.
Segundo a montadora, que faz parte do Grupo BMW, o Spectre vai percorrer 2.5 milhões de km de testes, em uma simulação de 400 anos de uso. Durante o anúncio do veículo, a marca aproveitou para lembrar que um dos fundadores da empresa, Charles Rolls, em 1900, andou em um elétrico chamado Columbia e considerou aquele tipo de veículo como "a alternativa ideal". Mesmo assim, só 117 anos depois da sua fundação é que teremos o primeiro Rolls-Royce elétrico.
Quer um Rolls-Royce novo ou seminovo? Veja no nosso acervo exclusivo

Bom lembrar que os veículos elétricos dominavam a cena no início do século 20, quando Rolls fez sua "análise". E que foi Henry Ford, com sua linha de produção do Model T, que tornou o carro a combustão mais acessível e mudou os rumos da indústria automotiva.

Meta elétrica


O primeiro Rolls-Royce elétrico vai abrir a porta para a eletrificação total da linha britânica. “Com este novo produto, estabelecemos nossas credenciais para a eletrificação de todo o nosso portfólio de produtos para 2030. Até esta data, a Rolls-Royce não irá mais atuar no negócio de produzir ou vender nenhum produto com motor de combustão interna”, avisou o CEO da montadora, Torsten Müller-Ötvös.
Conheça a linha Rolls-Royce disponível no mercado brasileiro

Veja o vídeo do primeiro Rolls-Royce elétrico

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas