Stellantis fará Toro e Commander híbridos

Grupo anuncia investimento no Polo de Goiana (PE) para tornar híbrido o conjunto T270 flex e fazer mais um modelo lá

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Stellantis fará Toro e Commander híbridos
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Stellantis acaba de anunciar que tem desenvolvido um conjunto híbrido flex inédito, baseado no motor T270. E que esse conjunto chegará "em breve" em um modelo que terá o título de "primeiro híbrido pleno" produzido em Goiana (PE).

A fabricante não confirma, mas nossa aposta é de que esse carro chegue na virada do ano. Importante diferenciar: o atual T200 Hybrid, híbrido-leve (MHEV) feito em Betim (MG), nada tem a ver com esse novo trem-de-força.

A empresa não confirmou em qual produto - ou quais produtos - o conjunto vai estrear, mas nós apuramos: segundo fontes ligadas ao Grupo, será na picape Fiat Toro e no SUV Jeep Commander. A "ordem" de lançamento ainda é misteriosa, mas ambos devem chegar em sequência, inclusive com remodelação visual.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
A nossa aposta é que a Peugeot será a nova marca da Stellantis produzida em Goiana (PE)
toggle button

Nova marca em Pernambuco

Não é só isso: a Stellantis também confirmou que esse movimento vai gerar mais um modelo feito em Goiana (PE), fazendo o complexo chegar a seis carros. Além disso, revelou que uma "nova marca" deverá passar a ser fabricada no local.

Para fazer a equação fazer sentido, nossa aposta é de que a "nova marca" seja a Peugeot — e que o "sexto" modelo seja o 3008. Hoje, o polo faz cinco modelos: a Fiat Toro, os Jeep Renegade, Compass e Commander, e a picape Ram Rampage.

O Peugeot 3008, já híbrido e feito sobre a plataforma STLA (a mesma sobre a qual será feito o futuro Compass, veja só), deverá ser lançado só em 2027.

Como é o sistema Bio Hybrid

A engenharia aplicada no sistema Bio Hybrid tem sistema híbrido com bateria de 48 Volts e dois motores elétricos — um ocupa o lugar do alternador e o outro, do motor de partida.

Além disso, o segundo motor elétrico deverá ser incrementado e se unir ao câmbio. Segundo apuração do amigo segredeiro especialista Marlos Ney Vidal, esse motor vai render 28 cv de potência e 5,6 kgfm de torque.

O sistema promete agregar potência e torque e ainda permite alcançar uma maior economia de combustível. Afinal, é isso o que os carros buscam para conseguir atingir os próximos requisitos do Proconve.

Veja também

Comentários
Wid badge