Ícones criativos são lembrados principalmente pelas suas obras primas. O Pink Floyd tem o The Wall, Leonardo Da Vinci tem a Monalisa e a Subaru tem o Impreza 22B. A maior criação da montadora japonesa foi lançada 1998, comemorando o tricampeonato da Subaru no Mundial de Rali além do aniversário de 40 anos da marca.
O modelo teve produção limitada à 400 unidades – sendo todas elas esgotadas apenas 30 min depois do inicio das vendas - e serviu principalmente para homologação do modelo da temporada de 1998 do Mundial de Rali que, por regulamento, exigia que a versão de competição fosse baseada em um carro de produção.
Assim, o Impreza 22B nascia baseado na versão cupê do Impreza. A marca registrada dessa versão são os paralamas alargados, exclusivos da 22B. O motor é um quatro cilindros boxer turbinado de 2.2 litros que produzem cerca de 280 cv. Com câmbio manual de seis velocidades e tração integral, o Impreza promete alcançar os 100 km/h em 4,5 segundos.
Além do motor, a suspensão também foi preparada pela STI com amortecedores Bilstein, freios da AP Racing - originais são Brembo -, rodas de 18 polegadas da BBS e embreagem de cerâmica e duplo disco. Um carro de competição homologado para andar na rua.
Uma dessas máquinas será leiloada com apenas 4 mil km no hodômetro. O modelo pertencia ao ex-boxeador britânico Prince Naseem Hamed, que bordou seu nome nos bancos do ícone. O evento acontecerá no circuito de Silverstone, Inglaterra, no dia 20 de maio.
A Silverstone Auctions, responsável pelo leilão, estima que o modelo seja vendido por algo entre 60 mil e 75 mil libras – algo na casa dos R$ 300 mil. Pra ter uma idéia da dimensão do valor, um WRX STI novo na Inglaterra sai por pouco menos de 30 mil libras. É o preço que se paga para guardar um monstro na garagem.
Comentários