O canal de notícias da Webmotors

SUV da Lamborghini terá motor V8 biturbo de 660 cv

Urus será apresentado até o fim do ano como o único modelo da marca com turbo e oito cilindros. Vendas começam em 2018

por Redação WM1

A onda dos SUVs está mais forte do que nunca e marcas esportivas como a Jaguar, com o F-Pace, e a Maserati, que lançou o Levante, recentemente apresentaram os seus primeiros utilitários esportivos. A Lamborghini é outra montadora de carros de alto desempenho a produzir um SUV, que vai se chamar Urus e cuja versão de produção deve ser revelada até o fim deste ano, na fábrica da companhia em Sant’Agata Bolognese, na Itália. As vendas na Europa devem começar em meados de 2018 e nos Estados Unidos mais para o fim do ano que vem.



As fotos que você vê acima são do conceito apresentado há muito tempo, em 2012, no Salão de Pequim, e tudo indica que seu desenvolvimento está perto de ser concluído. Stefano Domenicalli, ex-chefe da equipe Ferrari na Fórmula 1 e atual CEO da Lamborghini, anunciou para a publicação “AutoNews” o motor e a potência do Urus quando chegar ao mercado: V8 biturbo de 660 cv de potência – uma versão híbrida plug-in chegará um ano depois, ele também antecipou.


Com isso, o Urus será o único modelo do portfólio atual da marca italiana a ser equipado com motor V8 e turb. Hoje, a marca italiana comercializa o Huracán, com V10 a partir de 610 cv, e o Aventador, com V12 de 700 cv – ambos naturalmente aspirados e instalados na posição central-traseira, enquanto o SUV terá o propulsor na dianteira.


Os planos da companhia, que hoje pertence ao Grupo Vokswagen, são ambiciosos. Enquanto a montadora vendeu 3.457 veículos em 2016, um recorde histórico, seus executivos projetam elevar esse montante com mil unidades do Urus em 2018 e 3,5 mil a partir de 2019 - portanto, a meta é dobrar a produção anual total em dois anos com a chegada do SUV, que vai compartilhar plataforma com Audi Q7, Bentley Bentayga e as próximas gerações do Porsche Cayenne e do Volkswagen Touareg.



Quem pensa que o Urus será o primeiro utilitário esportivo da Lambo está enganado: a empresa fabricou em série o LM 002 (foto acima) entre 1986 e 1993. Quadradão e com jeito de veículo militar, ele traz motor V12 aspirado de 450 cv e tração 4x4 com reduzida, acionadas mecanicamente por duas alavancas na cabine. De acordo com a Lamborghini,  o LM 002 é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7,8 segundos e de alcançar a velocidade máxima de 210 km/h.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas