SUV elétrico JAC e-JS4 é lançado por R$ 249.900

Parecido com o irmão a combustão, modelo movido a bateria entrega mais torque e faz o 0 a 100 km/h em menor tempo

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Marcus Celestino
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A JAC, representada no Brasil pelo Grupo SHC, mantém os investimentos na sua linha de elétricos. Não à toa, lançou uma trinca de novos modelos no Brasil: o compacto e-JS1, a van IEV750V e o SUV médio e-JS4. O último, variante 100% elétrica do T60 Plus, é o protagonista deste texto. O JAC e-JS4 tem preço sugerido de R$ 249.900.

A JAC, como supracitado, aposta pesado nos veículos elétricos. Não à toa, segundo a própria montadora de origem chinesa, foi a quinta maior produtora de elétricos do mundo em 2019. Essa investida se traduz em modelos como o e-JS4.

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Por se tratar de uma variante elétrica do T60, o modelo, claro, também é dono de visual algo futurista. Na dianteira, tem barra que une as luzes diurnas de LED em formato bumerangue. Elas ficam meio que separadas do conjunto ótico. Os faróis ficam, por exemplo, integrados ao para-choque.

Já as rodas, assim como no T60 Plus, são de 17 polegadas. Na traseira, o e-JS4 ganha o mesmo esquema de lanternas do T60. São interligadas por um filete de LED.

O para-choque do elétrico também é bem limpo e complementa bem o visual do modelo por este ângulo. Uma pena, contudo, que não proteja a tampa do porta-malas.

JAC e-JS4, assim como seu irmão a combustão, o T60, tem visual futurista
Crédito: Divulgação
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As dimensões do JAC e-JS4 também são idênticas às do T60 Plus. São 4,4 metros de comprimento, 1,68 m de altura, 1,8 m de largura e 2,62 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 520 litros.

Os números, bom dizer, garantem muito conforto tanto para motorista e passageiro da dianteira, quanto para ocupantes do banco traseiro.

Interior

No interior, a principal diferença entre o elétrico e o T60 é que, no lugar da manopla do câmbio do tipo CVT, temos botão com "drive", "neutro" e "ré". Uma peculiaridade: o botãozinho gira sem quaisquer travas, ao bel-prazer do condutor. Tal pode causar certa confusão.

JAC e-JS4 tem tela de 10,25 polegadas para a central multimídia
Crédito: Divulgação
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Temos, contudo, de destacar o esmero no acabamento do SUV elétrico. Além disso, vale frisar que sua lista de itens de segurança e conforto é extensa.

Vamos a alguns dos mimos – todos presentes também no T60 Plus, à exceção de ajuste elétrico de altura e distância do banco do condutor. O e-JS4 tem teto solar panorâmico, central multimídia com tela de 10,25 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay e ar-condicionado digital. Central e ar podem ser controlados por central de comandos sensível ao toque.

O modelo dispõe ainda, de bancos revestidos em couro, quadro de instrumentos 100% digital com três modos de visualização, seis airbags, faróis com regulagem elétrica de altura do facho, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, entre outros.

O elétrico, todavia, tem um baita de um problema, herança do T60 Plus e comum à linha do fabricante. O SUV, infelizmente, não tem ajuste de profundidade do volante. Como diria um glorioso jornalista das antigas: que mancada, dona JAC.

Autonomia do JAC e-JS4

A JAC diz que a autonomia do e-JS4 é de 420 km. Vale dizer, que o IEV60, seu predecessor, tem alcance de 380 km. Essa autonomia se dá graças ao conjunto de baterias de 55 quilowatts-hora.

SUV elétrico tem 4,4 metros de comprimento, dos quais 2,62 m são de entre-eixos
Crédito: divulgação
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O SUV dispõe ainda do i-Pedal. No entanto, se você acha que trata-se do novo lançamento da Apple, enganou-se. O sistema transforma o motor elétrico num gerador quando o piloto tira o pé do acelerador. Isso faz com que a bateria seja recarregada, o que leva a um ganho de autonomia de até 20%.

O e-JS4, segundo a JAC, tem consumo de 13 kwH por 100 km. Se a gente levar em consideração que a recarga completa tenha custo médio de 60 centavos por kWh, o dono vai gastar apenas R$ 7,80, de acordo com a montadora, a cada 100 quilômetros rodados.

Dinâmica

O eJS4 tem propulsor elétrico que entrega 110 kW, ou seja, 150 cv de potência, e 33,6 kgf.m de torque. O câmbio automático, como já dito, tem uma única marcha.

Por ter torque plano, como todo veículo elétrico, é só dar aquela patada no acelerador que o e-JS4 responde. E, muito por isso, embora seja mais pesado que o T60 Plus, ele é mais ágil. Isso é facilmente notado em seu comportamento.

Motor do JAC e-JS4 entrega 150 cv de potência, e 33,6 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
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O SUV elétrico vai de 0 a 100 km/h, de acordo com a JAC, em apenas 7,5 segundos. O T60 Plus, por sua vez, vai de 0 a 100 km/h em quase 10 segundos. A velocidade máxima do e-JS4 é limitada a 150 km/h.

Só que o modelo comete alguns dos pecados inerentes ao T60 Plus. Há excessiva rolagem da carroceria. O carro, nas curvas, tem um comportamento aquém do desejado, desajeitado mesmo. Além disso, a direção poderia ser mais direta. Encontra-se dificuldade para sentir o carro.

Para fechar, embora mais ágil, o e-JS4 titubeia já ali na casa dos 120 km/h. Ou seja, dá para pegar uma estrada, mas é melhor se ater às maravilhas da cidade.

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