O canal de notícias da Webmotors

SUVs da Land Rover farão off-road sozinhos

Grupo desenvolve sistema autônomo para atuar no fora de estrada em qualquer condição climática

por Redação WM1

Os carros autônomos já são uma realidade. Nos próximos anos veremos alguns modelos dirigindo sozinho pelas ruas dos países mais desenvolvidos. A Jaguar Land Rover agora trabalha em outra vertente. O grupo trabalha no desenvolvimento de SUVs autônomos para atuar no fora de estrada em qualquer condição climática: terra, chuva, gelo, neve ou neblina. Isso mesmo. No futuro teremos carros que se sujam de barro de forma independente. Batizado de Cortex, o projeto usa a técnica de "5D", combinando dados acústicos, de vídeo, de radar, de detecção de luz e de detecção de distância (LiDAR) em tempo real.
A coleta desses dados combinados melhora a consciência do ambiente em que o carro se encontra. O aprendizado da máquina permite que o carro autônomo se comporte de maneira cada vez mais sofisticada, fazendo com que ele lide com qualquer condição climática em qualquer terreno. De acordo com a fabricante, essa tecnologia permite chegar aos níveis 4 e 5 de automação – os dois mais avançados.
A marca investe 3,7 milhões de libras nessa nova tecnologia, o equivalente a pouco mais de R$ 18 milhões. “É importante desenvolver nossos veículos autônomos com a mesma capacidade e desempenho que os clientes esperam de todos os Jaguar e Land Rover", diz Chris Holmes, gerente de Pesquisa de Veículos Autônomos e Conectados da Jaguar Land Rover.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas