Quem aí não olha um Suzuki Jimny no trânsito e abre um sorrisinho, mesmo que discreto? Pois é, o jipinho japonês é pequeno e caro, mas quase todo mundo curte - mesmo que seja um sonho distante.
O tamanho econômico, que pode incomodar muita gente e até ser um obstáculo para a compra, acaba de ser solucionado: a Suzuki lançou, lá no Índia, a esperada versão alongada com quatro portas - ou cinco, pois lá fora o carro é chamado de "5 Door", ou cinco portas. É que eles contam a tampa traseira como mais uma porta...

Mas o nome oficial é Suzuki Jimny Nomad - este é o sobrenome do modelo alongado (o curtinho vendido no Brasil tem o sobrenome de "Sierra"). As duas novas portas traseiras facilitam o acesso à segunda fileira de bancos. E vamos ao que interessa: o Nomad tem 3,82 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,72m de altura e 2,59 m de distância entre-eixos. Com essas medidas, ainda sobra um porta-malas para 211 litros ou até 332 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Para comparar, o Jimny vendido no Brasil tem 3,64 m de comprimento e 2,25 m de entre-eixos. Ou seja, o Nomad é 18 cm mais comprido e tem entre-eixos 34 cm maior. Sim, é um mundo de espaço que se abre lá no interior do carro - mais lá do que no porta-malas, que ganhou apenas 98 litros de capacidade, em relação ao da versão duas portas.
O Nomad estreia com o mesmo motor do Jimny "curtinho". Usa o bloco de quatro cilindros em linha com 1.5 litros, que lá na Índia entrega 100 cv de potência a 6.000 rpm com torque de 13 kgf.m a 4.000 rpm. No Brasil, são 108 cv e 14 kgf.m. A transmissão é sempre automática de quatro marchas, com modos 4x2 (na traseira), 4x4 high e 4x4 reduzida - aqui no Brasil, o Jimny tem uma versão de entrada com câmbio manual de cinco marchas.
As suspensões dianteira e traseira usam eixos rígidos com três links e molas helicoidais, enquanto os freios são disco na frente e a tambor atrás. Em resumo, tudo igual ao duas portas. Inclusive a distância livre do solo de 21 cm, os pneus 195/80 R15 e o tanque de combustível para 40 litros.
Não há qualquer informação sobre a possibilidade de o Jimny Nomad ser vendido no Brasil. Mas não é impossível: apesar de ser caro e bem de nicho, o Jimny tem uma legião de fãs por aqui. E certamente muita gente não compra o duas portas justamente pelo espaço reduzido para pessoas e bagagens. Nesse aspecto, o Nomad seria uma solução.
Será que a HPE Automotores, que representa a marca no Brasil, vai ter coragem de lançar o Nomad no país? Claro que queremos, mas com preço pelo menos razoável. O Jimny Sierra - duas portas - é vendido aqui nas seguintes versões, com os respectivos preços: