A Suzuki tem testado a versão elétrica do scooter Burgman há algum tempo e agora mostrou o que parece ser a versão final do chamado e-Burgman. Mas ainda não é um modelo para ser vendido: o scooter elétrico ainda fará testes no "mundo real", lá no Japão, até junho.
A grande diferença neste e-Burgman "pronto" em relação aos protótipos vistos anteriormente é que a bateria que alimenta o motor elétrico não é fixa. O scoter usa uma bateria removível da Gachaco, a joint-venture formada pela marca japonesa com as conterrâneas Honda, Yamaha e Kawasaki para produção e uso de baterias intercambiáveis.
Segundo a Suzuki, o e-Burgman tem autonomia para 44 quilômetros "quando conduzido sobre uma superfície plana à média de 60 km/h". Pode parece pouco, mas vale lembrar que a velocidae média em áreas urbanas é frequentemente menor que isso - então o alcance pode até ser maior.
A bateria do e-Burgman pode ser recarregada nas estações de recarga Honda Mobile Power Pack-e. A Honda, aliás, já revelou que pretende investir em veículos elétricos de duas rodas na Índia e, por isso, também investirá na produção destas estações.
A potência do motor elétrico do e-Burgman é e apenas 4 cv. Então trata-se mesmo de um veículo para uso urbano e em trajetos restritos. Essa potência é basicamente a mesma de potenciais concorrentes, como o TVS iQube S e o Bajaj Chetak - ambos vendidos lá na Índia. Correm por fora os modelos Ola S1 Pro e Ather 450X, mas estes têm proposta de uso mais abrangente.
O e-Burgman, porém, larga atrás quando o assunto é peso. Com 147 quilos, é mais pesado do que todos os potenciais concorrentes no mercado indiano.



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