T-Cross próximo de um recorde negativo em 2025

SUV da Volkswagen pode ter o seu prior mês de emplacamento no ano; liderança no acumulado do ano, porém, segue tranquila

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. T-Cross próximo de um recorde negativo em 2025
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido do Brasil em 2024 e tem tudo para repetir a dose em 2025. No entanto, agora em setembro, o modelo aparentemente imbatível está muito próximo de bater um recorde negativo neste ano: o de (seu) mês com menor número de emplacamentos.

De acordo com dados parciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o T-Cross registrou, até o momento, 4.205 unidades emplacadas — seu pior mês disparado. Para se ter uma ideia, o mês mais fraco havia sido janeiro, quando foram emplacados apenas 5.311 exemplares. Já o melhor foi maio, com 9.408 unidades comercializadas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Com esse número modesto de emplacamentos, o T-Cross é apenas o 7º SUV mais emplacado no mês, atrás de Toyota Corolla Cross, Volkswagen Tera, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Fiat Fastback.

T-Cross: SUV da Volkswagen pode ter o seu pior mês de vendas em 2025 agora em setembro
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Veja os 10 mais vendidos em setembro, segundo os números preliminares da Fenabrave:

  • 1. Toyota Corolla Cross - 6.461 unidades emplacadas
  • 2. Volkswagen Tera - 6.190 unidades emplacadas
  • 3. Nissan Kicks - 5.532 unidades emplacadas
  • 4. Hyundai Creta - 5.167 unidades emplacadas
  • 5. Chevrolet Tracker - 4.856 unidades emplacadas
  • 6. Fiat Fastback - 4.733 unidades emplacadas
  • 7. Volkswagen T-Cross - 4.205 unidades emplacadas
  • 8. Jeep Compass - 4.122 unidades emplacadas
  • 9. Honda HR-V - 4.114 unidades emplacadas
  • 10.  Jeep Renegade - 3.630 unidades emplacadas
  • T-Cross segue líder absoluto no acumulado do ano

    Ao analisarmos as vendas ao longo de 2025, o T-Cross segue líder absoluto. O SUV da Volks acumula 65.456 veículos licenciados neste ano e caminha a passos largos para conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o título de utilitário esportivo mais comercializado do Brasil.

    A vantagem do Volkswagen T-Cross para o segundo colocado, o Corolla Cross, é de 14.304 unidades — o que é bastante, levando-se em conta que restam apenas três meses para o fim do ano.

    Confira os 10 SUVs mais vendidos em 2025, até o momento de acordo com a Fenabrave:

    • 1. Volkswagen T-Cross - 65.456 unidades emplacadas
    • 2. Toyota Corolla Cross - 51.152 unidades emplacadas
    • 3. Hyundai Creta - 50.646 unidades emplacadas
    • 4. Honda HR-V - 44.226 unidades emplacadas
    • 5. Chevrolet Tracker - 44.008 unidades emplacadas
    • 6. Jeep Compass - 41.302 unidades emplacadas
    • 7. Fiat Fastback - 41.137 unidades emplacadas
    • 8. Nissan Kicks - 39.801 unidades emplacadas
    • 9. Volkswagen Nivus - 36.508 unidades emplacadas
    • 10. Fiat Pulse - 32.783 unidades emplacadas
    • T-Cross está sofrendo os efeitos do crescimento das vendas do Tera, segundo SUV mais vendido
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Por que o T-Cross caiu tanto em vendas?

      Diante dessa queda tão acentuada nas vendas do T-Cross, a pergunta que fica é simples: por que o SUV mais vendido do Brasil está vendendo tão pouco em setembro?

      Vários fatores estão interferindo, desde o aumento da concorrência direta e indireta com a chegada de novos veículos — como o novo Nissan Kicks, por exemplo — até o momento de retração do mercado, diante do cenário econômico desfavorável ao financiamento (taxa Selic elevada).

      Veja também:

        No entanto, a Volks pode estar sofrendo com o chamado “efeito Tera”. O SUV de entrada da marca alemã decolou em vendas e, em setembro, é o segundo SUV mais vendido, como vimos acima. Nos primeiros meses de comercialização, o Tera apresentava fila de espera, o que ajudava muito o Nivus e o T-Cross, que acabavam sendo alternativas à pronta entrega para o consumidor que não queria esperar cerca de 60 dias para levar o Tera para casa. Agora, porém, a fila de espera não existe mais.

        Diante desse cenário, o que podemos esperar é um T-Cross perdendo mais espaço — não sendo mais “o cara” dos SUVs nos próximos meses — e o Tera crescendo ainda mais, tornando-se, muito provavelmente, o SUV mais vendido do país no último trimestre do ano.

        Comentários
        Wid badge