O Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido do Brasil em 2024 e tem tudo para repetir a dose em 2025. No entanto, agora em setembro, o modelo aparentemente imbatível está muito próximo de bater um recorde negativo neste ano: o de (seu) mês com menor número de emplacamentos.
De acordo com dados parciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o T-Cross registrou, até o momento, 4.205 unidades emplacadas — seu pior mês disparado. Para se ter uma ideia, o mês mais fraco havia sido janeiro, quando foram emplacados apenas 5.311 exemplares. Já o melhor foi maio, com 9.408 unidades comercializadas.
Com esse número modesto de emplacamentos, o T-Cross é apenas o 7º SUV mais emplacado no mês, atrás de Toyota Corolla Cross, Volkswagen Tera, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Fiat Fastback.
Veja os 10 mais vendidos em setembro, segundo os números preliminares da Fenabrave:
Ao analisarmos as vendas ao longo de 2025, o T-Cross segue líder absoluto. O SUV da Volks acumula 65.456 veículos licenciados neste ano e caminha a passos largos para conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o título de utilitário esportivo mais comercializado do Brasil.
A vantagem do Volkswagen T-Cross para o segundo colocado, o Corolla Cross, é de 14.304 unidades — o que é bastante, levando-se em conta que restam apenas três meses para o fim do ano.
Confira os 10 SUVs mais vendidos em 2025, até o momento de acordo com a Fenabrave:
Diante dessa queda tão acentuada nas vendas do T-Cross, a pergunta que fica é simples: por que o SUV mais vendido do Brasil está vendendo tão pouco em setembro?
Vários fatores estão interferindo, desde o aumento da concorrência direta e indireta com a chegada de novos veículos — como o novo Nissan Kicks, por exemplo — até o momento de retração do mercado, diante do cenário econômico desfavorável ao financiamento (taxa Selic elevada).
Veja também:
No entanto, a Volks pode estar sofrendo com o chamado “efeito Tera”. O SUV de entrada da marca alemã decolou em vendas e, em setembro, é o segundo SUV mais vendido, como vimos acima. Nos primeiros meses de comercialização, o Tera apresentava fila de espera, o que ajudava muito o Nivus e o T-Cross, que acabavam sendo alternativas à pronta entrega para o consumidor que não queria esperar cerca de 60 dias para levar o Tera para casa. Agora, porém, a fila de espera não existe mais.
Diante desse cenário, o que podemos esperar é um T-Cross perdendo mais espaço — não sendo mais “o cara” dos SUVs nos próximos meses — e o Tera crescendo ainda mais, tornando-se, muito provavelmente, o SUV mais vendido do país no último trimestre do ano.



Email enviado com sucesso!