
O ano de 2025 está perto do fim e já é possível fechar alguns dos balanços dos últimos 12 meses. Um deles é o do ranking de SUVs mais vendidos, que pelo terceiro ano consecutivo deverá fechar com o Volkswagen T-Cross na ponta.
No balanço do ano até o momento, o T-Cross já ultrapassou a marca de 89 mil emplacamentos, enquanto o segundo colocado - o Hyundai Creta - registrou pouco mais de 74 mil licenciamentos. Uma diferença de quase 18 mil carros.
Considerando que mesmo em seu melhor mês o SUV da marca sul-coreana não vendeu mais que metade disso, então é seguro afirmar que nem um milagre irá fazer o Creta levar o título de SUV mais vendido em 2025.
Veja também
Mas eu não estou aqui para falar dos vencedores de 2025, mas para fazer um exercício de futurismo.
E a minha previsão é que o T-Cross não deve faturar o tetracampeonato em 2026. E o motivo para isso é um produto da própria Volkswagen: o SUV compacto Tera.
Lançado em junho, o SUV de entrada atingiu já em outubro o topo do ranking de carros de passeio do mercado brasileiro, superando o Polo. Até o momento, o modelo já ultrapassou a marca de 45 mil emplacamentos.
Uma média de 7.525 unidades do Tera por mês. Volume superior ao do T-Cross, que ao longo de 2025 emplacou pouco menos: 7.432 unidades por mês.
Em outras palavras: se continuar no mesmo ritmo, o SUV de entrada da Volkswagen tem tudo para roubar a coroa do T-Cross.
Veja também
Os SUVs compactos se tornaram um dos segmentos mais disputados do mercado brasileiro. Eles oferecem posição de dirigir mais alta, boa lista de equipamentos de série e tamanho adequado para o trânsito urbano. Mas, antes de fechar negócio, é importante analisar alguns pontos.
Apesar do visual robusto, muitos SUVs compactos têm porta‑malas semelhantes aos de hatches maiores. Avalie:
A posição elevada agrada, mas cada modelo oferece:
Motores 1.0 turbo dominam a categoria e entregam bom equilíbrio entre força e economia. No entanto, há também opções de propulsores aspirados que primam pela confiabilidade. Confira algumas dicas:
Itens como 6 airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma e alerta de ponto cego já aparecem em muitos modelos.
Dica: dê prioridade a SUVs com pacotes ADAS mais completos, principalmente se dirige bastante em cidade ou rodovia.
Analise:
SUVs compactos costumam ter manutenção semelhante à de compactos premium, mas varia por marca. Verifique:
SUVs com forte presença de mercado costumam manter melhor o preço. Isso reduz o “custo por uso” ao longo dos anos.
Antes de comprar, pergunte a si mesmo:
Vídeo relacionado