O canal de notícias da Webmotors

Táxi autônomo já é realidade na China

Baidu lança serviço de transporte com carros robotizados que rodam sem motorista em Pequim

por Fernando Miragaya

Quem for a Pequim para as Olimpíadas de Inverno, em fevereiro de 2022, vai achar que está em um filme de ficção científica. Um serviço de táxi autônomo já começou a operar na cidade chinesa para servir a atletas e dirigentes que participarão do evento esportivo. Os carros andam sozinhos, sem a presença de motorista.
Quer um carro novo ou seminovo? Corre para o nosso estoque
O serviço chamado Apollo Go foi lançado pela Baidu e possibilita que usuários façam viagens em veículos 100% autônomos. A operação da plataforma de transporte da gigante chinesa de tecnologia, contudo, ficará inicialmente restrita ao Parque Shougang, área que será usada para os Jogos de Inverno.

Como funciona o táxi autônomo?


Para solicitar o táxi autônomo, o usuário precisa baixar um aplicativo no smartphone. A ferramenta localiza o veículo mais próximo e é feito o chamado. Assim que o carro autônomo chega, o passageiro precisa escanear um QR code, para confirmar sua identidade, e um "código de saúde", que deve atender aos protocolos da pandemia.
Dentro do automóvel, o usuário pressiona um comando na tela do celular para iniciar o traslado. O sistema do táxi autônomo verifica se os passageiros estão com os cintos de segurança afivelados e se todas as portas estão fechadas e travadas para, então, seguir viagem.
Segundo a Baidu, o carro é comandado por robôs. Porém um operador remoto pode assumir o controle do veículo em caso de emergência. O serviço está disponível para pessoas entre 18 e 60 anos de idade e cada viagem custa o equivalente a US$ 4,60, cerca de R$ 25 (em cotação do dia 5/5).

Expansão


Os carros usados como táxi autônomo se valem do Nível 4 de automação, têm 4,49 m de comprimento e usam motores elétricos. Ao todo, são 10 automóveis para esta etapa inicial do serviço em Pequim. A Baidu diz que pretende expandir o Apollo Go para 30 cidades nos próximos três anos.
"Lançamos os serviços de robotáxis autônomos após incontáveis testes feitos em muitas cidades durante um longo período de tempo. A introdução dos serviços não tripulados é uma etapa indispensável para a comercialização da direção autônoma", afirma o vice-presidente de Tecnologia Autônoma da Baidu, Yunpeng Wang.

Veja como foi o teste com o táxi autônomo

Comentários

Carregar mais