Tecnologia muda cada vez mais o design dos carros

Soluções estéticas que os veículos recebem hoje em dia já são funcionais e adaptadas aos avanços das áreas de engenharia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Tecnologia muda cada vez mais o design dos carros
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O carro do amanhã será completamente diferente do que conhecemos hoje - e por mais "longe" que isso possa parecer, acredite, essa mudança já começou. Quer a prova que o design dos carros está em processo de mudança? Tente esboçar a silhueta de um automóvel na cabeça e chegue na maioria das vezes ao mesmo resultado: dois faróis, duas lanternas, quatro rodas, uma grade frontal, para-choques na frente e atrás e quatro portas.

Mas o fato é que tecnologias de design cada vez mais avançadas surgem a cada dia e prometem, em poucos anos, transformar o visual dos carros como conhecemos hoje. Abaixo, separamos cinco elementos estéticos que podem e devem revolucionar o setor nas próximas temporadas e mudar o conceito que hoje conhecemos de um carro.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como será o carro do amanhã?

1. LED

O uso de LED, cada vez mais comum nos design dos carros, inclusive naqueles considerados  populares, deve se expandir ainda mais nos próximos anos com soluções criativas que podem quebrar o conceito que conhecemos de que os faróis e lanternas precisam ficar nas "quinas" dos quatro lados de um veículo.

Nos protótipos mais recentes, o LED tem sido adaptado a novas funções e tem sido recorrente ver ideias de camuflagem dos faróis entre os elementos estéticos da grade por parte dos fabricantes. Como exemplo, a nova geração do SUV Tucson e a picape Santa Cruz, da Hyundai - note, pela imagem, que essa solução passa aos modelos uma clara sensação de futurismo.

Hyundai Tucson Esportivo N Line De Quarta Geração (2)
Hyundai Tucson de quarta geração: os faróis se integram à grade e podem ser camuflados pelo conjunto
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Adeus, retrovisores

Em poucos anos os carros deixarão de ter retrovisores externos, que serão substituídos por câmeras localizadas possivelmente na mesma posição - como já faz o Audi e-tron, SUV 100% elétrico que a marca alemã vende no Brasil desde o ano passado.

Apesar de hoje isso ser limitado aos carros de luxo, é possível imaginar que nos próximos anos outras fabricantes do segmento premium adotem a solução, que com a massificação do uso certamente começará a ser barateada - até, em um futuro não tão distante, chegar a categorias mais baratas do mercado.

Audi E Tron S Sportbck26 2
Audi e-tron tem câmeras no lugar dos retrovisores que exibem a imagem no painel interno das portas
toggle button

3. Painéis sem botões

Outra coisa que tem se transformado nos últimos anos são as cabines dos automóveis, cada vez mais "limpas" e sem uma infinidade de botões que normalmente ficam espalhados pelo painel e pelo console. O maior exemplo de como o carro do amanhã poderá ser na parte de dentro são os carros da Tesla e conceitos de marcas de luxo, que resumem o interior a um volante e uma tela central.

Tesla Model 3 Interior
Carros da Tesla devem inspirar próxima geração de automóveis, cada vez mais conectados
Crédito: Divulgação
toggle button

4. O fim das entradas de ar

Com o crescimento exponencial dos carros elétricos, que devem se tornar "baratos" no Brasil até 2027, um dos elementos estéticos que deve deixar de existir são as grades e entradas de ar para ventilação e respiro dos motores a combustão - repare que a dianteira da maioria dos carros elétricos vendidos atualmente é fechada, sem qualquer tipo de vazão para passagem de ar.

Mais uma solução de design que já existe e deve ser cada vez mais comum nas próximas gerações.

Bmw I3
Elétrico, BMW i3 tem o "duplo rim" na grade frontal, mas note que não há entradas de ar - é só uma solução estética
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

5. Porta-malas na frente e atrás

Outra coisa que deve se tornar comum com a expansão do mercado de carros elétricos é o crescimento dos compartimentos de porta-malas. Como o motor elétrico é pequeno e a bateria é normalmente posicionada no assoalho, o espaço sob o capô dos carros que têm motor dianteiro costuma se transformar em um segundo bagageiro.

Dessa forma, é fato que o carro do amanhã - além de menos poluente, mais seguro, autônomo e conectado - também será mais espaçoso, já que serão dois porta-malas, um atrás e outro na frente.

Porta Malas Tesla
Carros da Tesla têm dois porta-malas: um na frente e outro atrás
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários