O Volkswagen Tera já é o segundo modelo mais exportado pela marca a partir do Brasil, neste ano. Segundo a montadora, 22.416 unidades do SUV já foram embarcadas para 18 países da América Latina desde julho.
Os principais mercados internacionais do Tera foram, até agora, Argentina (9.053 unidades), México (8.901), Chile (1.203) e Colômbia (1.111). Lançamento mais importante da Volkswagen na região América do Sul nos últimos tempos, o SUV Tera é um projeto 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil, com fabricação exclusiva na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP).
O Tera já foi exportado para Argentina, México, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Equador, Paraguai, Guatemala, Bolívia, Panamá, República Dominicana, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Curaçao, St. Maarten e Aruba - lista por ordem de volumes.
O SUV Tera já é um sucesso no mercado brasileiro. Com apenas cinco meses no mercado, se tornou o carro de passeio mais vendido do Brasil no último mês de outubro, com 10.160 unidades emplacadas no mês. E em apenas quatro meses no mercado, o Tera também se tornou o SUV mais vendido do Brasil - posição alcançada nos meses de setembro e outubro.
No total, a Volkswagen já vendeu 30.186 unidades do Tera no Brasil, este ano. O modelo chegou às concessionárias da marca no dia 5 de junho e teve 12 mil pedidos em apenas 50 minutos. Parte desse sucesso se deveu à conquista da nota máxima em segurança (cinco estrelas) nos testes do Latin NCAP.
No Brasil, a Volkswagen é líder dos dois principais segmentos (SUVs e hatches). O T‑Cross é o SUV mais vendido do Brasil no acumulado do ano, com 74.755 unidades emplacadas em 2025 (janeiro ao início de novembro). O segmento de SUVs representa 42% do setor brasileiro.
Já o Polo é o carro de passeio mais vendido no acumulado do ano, com 104.360 unidades emplacadas no Brasil em 2025 (janeiro a início de novembro). O segmento de hatches é o segundo mais importante do País e responde por 24% do mercado.
A exportação tem sido um negócio importante para a Volkswagen do Brasil: a marca já exportou 107.989 veículos este ano (janeiro a outubro), número que representou um crescimento de 37,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando havia exportado 78.623 unidades.
Em seu histórico, a Volkswagen do Brasil é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,4 milhões de unidades já embarcadas para 147 mercados, desde 1970.
No total, a Volkswagen do Brasil exporta para 25 mercados internacionais. São 19 países na América Latina (Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Maarten, Uruguai e Venezuela) e seis países da África (Ruanda, Gana, Costa do Marfim, Senegal, Madagascar e Camarões).
A marca é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,4 milhões de unidades já embarcadas para 147 mercados desde 1970.
O VW Polo continua sendo o modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil em 2025, com 31.619 unidades embarcadas (janeiro a outubro), um crescimento de 7,11% em relação ao mesmo período do ano passado.
No total, 11 mercados da América Latina recebem o Polo, sendo os quatro principais: Argentina (20.976 unidades do Polo embarcadas em 2025, jan-out), México (4.449), Colômbia (3.325) e Uruguai (1.230).
Em seguida, os modelos mais exportados pela Volkswagen do Brasil em 2025 são o Tera (22.416 unidades), Saveiro (18.278), Novo T‑Cross (16.980) e Nivus (15.171).
Atualmente, a Volkswagen atua nos portos de Santos/SP (exportação), Suape/PE (importação), Vitória/ES (importação) e Paranaguá/PR (exportação e importação).
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