Na Alemanha, ouve até cerimônia de abertura dos trabalhos, com a presença de Elon Musk, e direito à chegada dos primeiros elétricos Model Y por um túnel iluminado com luzes de neon. A festa prevista para a planta do Texas deve ser ainda mais grandiosa.
Atraso na Alemanha
A expectativa para a fábrica da Alemanha era começar a produção oito meses atrás. Mas os planos sofreram atrasos devido à demora na liberação de licenças ambientais. Nesse meio tempo, a Tesla teve que atender a pedidos do mercado europeu com a importação de veículos feitos na fábrica de Xangai, na China. Agora é questão de tempo até a produção embalar, e os pedidos europeus deverão ser atendidos pela fábrica alemã já a partir de abril.Veja os Tesla anunciados na Webmotors!
A "Gigafactory" alemã tem atualmente 3,5 mil trabalhadores e, a longo prazo, deverá chegar a 12 mil. A unidade tem capacidade para produzir cerca de 500 mil veículos por ano. Os planos da marca ainda contemplam fazer um teste de homologação do sistema do Full Self Driving (FSD) de condução autônoma para a Europa. Mas Elon Musk acredita que enfrentará dificuldades devido ao ambiente regulatório europeu hostil a esse tipo de dispositivo.
Tesla fará festa para 15 mil convidados no Texas
Enquanto isso, seguem a todo vapor os preparativos para inauguração da terceira fábrica da Tesla nos Estados Unidos. Em Austin, operários trabalham a todo o vapor para concluir o empreendimento até 7 de abril, a prevista para a inauguração. E não será qualquer inauguração: de acordo com informações que tem sido divulgadas na imprensa internacional serão 15 mil convidados, dois enormes palcos de músicas e barracas de comida e bebida. E há previsão, também, de muitos fogos de artifício.Anunciada em julho de 2020, essa unidade deveria ter ficado pronta até dezembro do ano passado, mas foi outra que esbarrou em licenças ambientais. Com as duas novas gigantescas fábricas, a expectativa é de que a Tesla mais do que dobre a sua produção, talvez ainda em 2022, quando chegaria a 2 milhões de veículos vendidos no ano - em 2021, segundo dados da EV Volumes, foram comercializados 936.172 Teslas no mundo, o que garantiu a marca a liderança do ranking na venda de elétricos no planeta.
O custo da nova fábrica é de aproximadamente US$ 1,1 bilhão, mas a Tesla terá direito a incentivos fiscais locais de até US$ 14 milhões durante uma década. A unidade fica a 15 minutos do centro de Austin e, segundo a empresa, parte dela será aberta ao público, que poderá usufruir de um grande calçadão, trilhas para caminhadas e ciclovias.
A unidade vai produzir a nova picape Cybertruck e os já conhecidos Model 3 e Model Y. A primeira fábrica da Tesla em solo americano foi erguida em Fremont, na Califórnia, e emprega mais de 10 mil trabalhadores. A segunda fica em Reno, no estado de Nevada, e tem cerca de 6 mil trabalhadores. Lá são feitas as baterias destinadas aos veículos elétricos da marca.
Comentários