O canal de notícias da Webmotors

Tesla Model 3 não terá painel de instrumentos

Elon Musk afirmou que sedã compacto vai reunir as informações em tela de LCD no console central

por Redação WM1

Muita gente reclamou do painel de instrumentos centralizado do Toyota Etios quando ele foi lançado no Brasil, em setembro de 2012. Polêmicas à parte, o consumidores em geral estão acostumados ao cluster na posição tradicional, atrás do volante, de modo que o motorista possa conferir informações como velocidade sem desviar muito os olhos do trajeto.



A Peugeot, por exemplo, traz um painel mais alto (e na posição convencional) em alguns modelos. E carros de luxo, geralmente vem equipados com o chamado “head-up display”, que projeta as principais informações direto para-brisa, sem que o motorista precise desviar o olhar da pista.


Conhecida pela inovação e pela tecnologia embarcada nos seus veículos 100% elétricos, a Tesla anunciou, por meio do CEO Elon Musk, que o Model 3, modelo mais acessível da marca, vai dispensar o painel centralizado e inclusive o “head-up display”. O sedã compacto, que começa a ser produzido em pré-série em meados deste ano, terá apenas a tela de 17" no console central trazendo todas as informações concentradas, inclusive aquelas normalmente exibidas por um painel de instrumentos ao qual todos estamos acostumados.



O Model S e o Model X, por exemplo, já contam com essa tela, mas não dispensam o cluster atrás do volante. As informações sobre o Model 3 foram confirmadas por Musk na sua conta no Twitter, em resposta a questionamentos de alguns seguidores.


Elon Musk também definiu o próximo lançamento da Tesla como uma “versão menor, mais acessível, menos potente e com menos equipamentos que o Model S, que tem tecnologia mais avançada.”


Especulações apontam que o Model 3  terá preço inicial na faixa dos U$ 35 mil (cerca de R$ 109 mil na conversão direta), cerca de metade do valor do Model S, e terá autonomia de pelo menos 345 km com uma carga completa das baterias de íons de lítio. A versão básica terá tração traseira, mas, a exemplo do S, deverá contar com uma opção dotada de dois motores elétricos (um em cada eixo) e, portanto, tração integral.


O Model 3 “básico” deverá acelerar de zero a 100 km/h em cerca de seis segundos e trazer o Autopilot, sistema de condução autônoma presente nos demais carros da marca norte-americana.


Comentários

Carregar mais