Teste: Honda ZR-V deixa boa primeira impressão

Modelo avaliado pela Carsales, da Austrália, deixa a impressão que aqui no Brasil o Jeep Compass terá sua paz abalada

  1. Home
  2. Testes
  3. Teste: Honda ZR-V deixa boa primeira impressão
Carsales
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Honda ZR-V está confirmado para chegar ao Brasil ainda este ano. O SUV flagrado em testes no interior de São Paulo chegará com a dura missão de enfrentar Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross e, especialmente, Jeep Compass, que foi o segundo utilitário esportivo mais vendido do país no primeiro semestre - ficou atrás somente do Volkswagen T-Cross, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Honda Zr V Capa
O Honda ZR-V tem linhas invocadas, garantindo personalidade ao SUV médio da marca japonesa
Crédito: Divulgação
toggle button

Ainda não temos todas as informações sobre as especificações do modelo que será vendido no Brasil. No entanto, segundo fontes ouvidas pelo WM1, o ZR-V será importado do México, deverá ter duas opções de motorização (uma delas híbrida) e o preço ficará facilmente acima dos R$ 200 mil, já que será posicionado logo acima do HR-V, cuja versão topo de linha Touring atualmente parte de R$ 195 mil. Clique aqui e veja tudo o que já sabemos sobre o SUV da Honda.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A boa notícia é que os nossos colegas australianos da Carsales, maior ecossistema de compra e venda de veículos da Oceania, teve a oportunidade de testar o carro. E nós trazemos todas as impressões para você - então não se assuste com as fotos do ZR-V com volante do lado direito (rs). A avaliação foi realizada pela jornalista especializada Alexandra Lourenço.

2023 Honda Zr V 89
A linha de cintura alta e a área envidraçada ampla são duas características do Honda ZR-V
Crédito: Divulgação
toggle button

Honda ZR-V

Os preços do Honda ZR-V

Com preços que variam de US$ 40.200 (cerca de R$ 130 mil, em conversão direta) a US$ 54.900 (R$ 180 mil), o Honda ZR-V causa uma boa primeira impressão.

Quatro versões estão disponíveis desde o lançamento, incluindo três opções a gasolina (VTi X, VTi L e a topo de linha VTi LX), e uma híbrida com um motor a gasolina e outro elétrico, denominada e:HEV LX.

Apenas cinco opções de cores estão disponíveis – Platinum Grey Metallic (cinza), Platinum White Pearl (branca), Premium Crystal Garnet Metallic (vinho), Premium Crystal Blue Metallic (azul) e Crystal Black Metallic (preta).

2023 Honda Zr V 93
O Honda ZR-V será importado do México e chegará ao Brasil ainda este ano para encarar o Jeep Compass
Crédito: Divulgação
toggle button

Os equipamentos do Honda ZR-V

Honda ZR-V 2023 vem com uma boa lista de equipamentos de série.

O VTi X de entrada tem rodas de liga leve de 17 polegadas, estofamento em tecido preto, volante revestido de couro, painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, faróis de LED adaptativos, antena tipo "barbatana de tubarão" e chave presencial com botão de partida.

Já o VTi L de especificação intermediária traz rodas maiores, de 18 polegadas, assentos parcialmente revestidos em couro e tecido - com aquecimento nos assentos dianteiros -, vidros traseiros escurecidos e porta traseira elétrica com fechamento "walk away".

O carro-chefe LX – disponível com sistema híbrido ou somente a combustão – adiciona assentos totalmente revestidos em couro, navegação por satélite, sistema de som Bose premium de 12 alto-falantes, câmera de 360 ​​graus, carregamento de telefone sem fio e rodas de liga leve de 18 polegadas em dois tons (preto e prata).

Além do trem de força, a única diferença entre o VTi LX a gasolina e o e:HEV LX híbrido é um seletor de marchas shift-by-wire para o último, que usa um layout de botão mais minimalista em vez de um câmbio convencional.

2023 Honda Zr V 06
A qualidade no acabamento é um dos diferencias do Honda ZR-V, que vai custar mais de R$ 200 mil
Crédito: Divulgação
toggle button

Não importa qual variante você escolha, uma assinatura gratuita de cinco anos do aplicativo Honda Connect e sua oferta de conectividade remota estão incluídas.

Enquanto isso, a Honda dá para o ZR-V uma garantia de cinco anos com quilometragem ilimitada, e garantia de módulo de bateria IMA de oito anos para os híbridos.

As revisões – limitadas a US$ 199 (aproximadamente R$ 655) cada, nas primeiras cinco visitas – acontecem a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros (aquele que acontecer primeiro).

2023 Honda Zr V 62
A tela do painel de instrumentos é maior que a da central multimídia - algo raro nos carros de hoje
Crédito: Divulgação
toggle button

A segudança a bordo do Honda ZR-V

O Honda ZR-V 2023 ainda não recebeu uma avaliação da ANCAP (entidade que testa a segurança dos veículos comercializados na Austrália) ou de sua afiliada europeia Euro NCAP, mas os profissionais da Honda esperam que ele receba a classificação máxima de segurança, de cinco estrelas.

Todas as versões do carro têm nada menos que 11 airbags, assim como o conjunto de segurança Honda Sensing completo - que inclui frenagem autônoma de emergência (AEB), aviso de saída de faixa, assistente de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), farol alto adaptativo e limitador de velocidade inteligente estão no pacotão.

A configuração topo de linha LX adiciona, ainda, monitoramento de ponto cego e câmera de 360 ​​graus.

A central multimídia é compatível com Android Auto e Apple Carplay
Crédito: Divulgação
toggle button

Tecnologias a bordo: na média do segmento

Os monitores digitais duplos tornam imediatamente a cabine do Honda ZR-V 2023 mais acessível e especial. Com 10,2 polegadas, o painel de instrumentos é maior que a tela sensível ao toque da central multimídia (nove polegadas), o que é incomum.

O display do motorista é claro, intuitivo e de fácil leitura. Mas o display central parece ter sido retirado de um carro dos anos 2000.

Ele tem todos os recursos que você esperaria - Android Auto com fio, Apple CarPlay sem fio, rádio digital e Bluetooth –, mas os gráficos são monótonos, a resolução é apenas razoável e a tela parece muito inclinada para o centro e longe do motorista, fazendo com que pareça mais escura do que é.

Pelo menos o sistema tem botões e mostradores físicos para controlar o áudio e até mesmo o controle do ar-condicionado de duas zonas, localizado logo abaixo. Isso torna a vida muito mais fácil com o carro em movimento.

Achamos a qualidade de áudio do sistema de som Bose surpreendentemente mediana em alguns momentos, embora mais tempo para brincar com suas configurações possa mudar essa opinião.

Um recurso inteligente reservado para as versões L e LX é a tampa elétrica do porta-malas com "fechamento de saída". O sistema é projetado para quando você está descarregando a bagagem e não tem mãos suficientes para fechá-la: você pode pressionar o botão antes de pegar os últimos itens e, se estiver com a chave, ela fechará e travará automaticamente quando você for embora.

As opções de motorização do Honda ZR-V

O Honda ZR-V 2023 é oferecido com duas opções de powertrain: a gasolina e turbo, e híbrido gasolina-elétrico. Ambos estrearam na 11ª geração do Honda Civic, que já é comercializada no Brasil – apesar de o primeiro lote já ter se esgotado por aqui, e ainda não termos notícias de quando chegará o segundo lote.

As variantes convencionais movidas a gasolina usam o motor turbo de quatro cilindros e 1.5 litro, que entrega 151 cv de potência a 6.000 rpm e 24,5 kgf.m de torque entre  1.700 e 4.500 rpm.

Motores: o Honda ZR-V 2023 tem opções somente a combustão ou híbrida (um motor a combustão mais dois elétricos)
Crédito: Divulgação
toggle button

O trem de força híbrido e:HEV usa um motor a gasolina de quatro cilindros e ciclo Atkinson de 2.0 litros, que trabalha em conjunto com dois motores elétricos. Gera potência combinada de 183 cv com torque de 32,1 kgf.m.

Pesando 1.470 quilos, o VTi X básico é o mais leve da família, superando o ZR-V híbrido mais robusto em 116 quilos.

Cada versão do ZR-V aciona as rodas dianteiras por meio de uma transmissão continuamente variável (CVT). Já o híbrido tem um sistema elétrico CVT (eCVT) com tecnologia shift-by-wire.

O Honda ZR-V 2023 tem um bom porta-malas, sensores de estacionamento e câmera 360°
Crédito: Divulgação
toggle button

O consumo do Honda ZR-V

Se a eficiência é uma grande preocupação, existem SUVs de tamanho médio mais frugais do que o Honda ZR-V 2023 no mercado .

No caso do Honda, o consumo vai depender da versão que você escolher. As opões a gasolina com rodas de 17 polegadas fazem 14,3 km/l, enquanto as versões com rodas de 18 polegadas registram 13,9 km/l no mesmo ciclo combinado.

O único híbrido e:HEV LX em oferta também tem rodas de 18 polegadas. No entanto, seu trem de força permite uma média de 20 km/l no ciclo combinado.

O Honda ZR-V 2023 tem linhas elegantes. Destaque para as rodas de liga leve de 18 polegadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Para contextualizar, as versões com tração 4x2 do Toyota RAV4 Hybrid são um pouco mais econômicas no papel, com média de 21,3 km/l.

Mas o ZR-V ainda é melhor se comparado com as versões mais acessíveis de rivais como o Hyundai Tucson (12,3 km/l) e até mesmo em relação ao Honda CR-V, que é um pouco maior e será substituído em breve (13,1 km/l).

Hora da ação: como é dirigir o Honda ZR-V

O novo Honda ZR-V 2023 lembra muito o Civic mais recente: parece muito bem projetado e bem-resolvido na estrada.

Baseando-se nos mesmos fundamentos e utilizando as mesmas opções de trem de força de seu irmão menor, o ZR-V transmite confiança, com dinâmica e respstas na estrada para rivalizar com SUVs com pegada mais esportiva.

Você não tende a sentir seu tamanho, e quase não há indícios de rolagem da carroceria ao fazer curvas com entusiasmo. O conjunto de suspensões com dianteira McPherson e traseira multilink absorve buracos e impactos de superfícies irregulares da estrada com facilidade, e raramente transmite instabilidade.

O Honda ZR-V 2023 vai brigar com Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross e, principalmente, Jeep Compass
Crédito: Divulgação
toggle button

Menos impressionante é a direção elétrica do ZR-V, que não parece tão afiada e é até um pouco preguiçosa nas respostas - especialmente nas entradas de curva. O pedal do freio também é um pouco profundo demais, mas não é melhor nem pior do que vemos na maioria dos outros SUVs de tamanho médio.

Não importa qual sistema de transmissão você escolha:  nenhuma configuração parece superesportiva e, embora tenhamos passado a maior parte do tempo no lançamento nas versões a gasolina, dirigimos por um período curto a versão híbrida.

Ambos são barulhentos e monótonos sob forte aceleração - em parte devido ao uso do câmbio CVT -, e não há muita energia para tanto barulho.

O Honda ZR-V 2023 tem carregamento de celular por indução (wireless charger)
toggle button

Certamente há energia suficiente para você acelerar, mas não podemos deixar de pensar que o motor turbo a gasolina deve ser ainda mais letárgico com uma carga completa de pessoas e bagagens.

O interior do Honda ZR-V

O Honda ZR-V 2023 é extremamente confortável atrás do volante. Mesmo na versão básica os materiais da cabine são fantásticos. Quase todos os pontos de contato comuns, desde as placas das portas até o console central com tampa na frente, são envoltos em um material de couro macio, e todo ZR-V tem volante também em couro.

Aqueles que gostam de uma posição de assento rebaixada vão preferir os assentos de ajuste manual das opções de entrada, que podem ser posicionados mais abaixo do que os bancos ajustáveis ​​eletricamente das versões de especificação superior.

O Honda ZR-V 2023 tem bancos revestidos em couro nas versões topo de linha híbrida e a combustão
toggle button

Parece que muito se pensou em ergonomia no ZR-V: o layout da cabine permite que todos os controles importantes estejam ao alcance fácil, há uma ótima visão das generosas áreas de vidro frontal e há muitas áreas úteis de armazenamento.

Uma prateleira sob o console central, por exemplo, é muito prática para itens menores e abriga um par de portas USB (USB-A e USB-C), o que permite manter cabos escondidos e fora de vista.

A almofada de carregamento do telefone sem fio nas versões superiores também está escondida o suficiente para que seu telefone não saia voando pela cabine se você fizer uma curva muito rápido – aqui no Brasil, este local ajuda a impedir que criminosos quebrem o vidro do seu carro e furtem o smartphone.

No papel, o porta-malas está abaixo da média para um SUV de tamanho médio: são 380 litros de espaço (ou 370 litros na versão LX a gasolina ou híbrida). Esse volume cresce para 1.312 litros (1.302 litros nas versões LX) até o teto, quando os bancos traseiros são rebatidos.

O Honda ZR-V 2023 tem excelente espaço traseiro para os ocupantes.
Crédito: Divulgação
toggle button

É um pneu sobressalente que economiza espaço para as variantes a gasolina, mas o híbrido se contenta com um kit de reparo de pneus inferior.

Conclusão: vale a pena comprar o Honda ZR-V?

Lançar um modelo totalmente novo no segmento de SUVs de tamanho médio, que é bem consolidado e tem algumas boas opções, não é tarefa fácil. Mas o Honda ZR-V 2023 causa uma primeira impressão positiva.

O ZR-V talvez não ganhe nenhum prêmio em tecnologia, mas parece sofisticado, é agradável de dirigir e traz conforto e conveniência impressionantes.

Se você está procurando um SUV médio, certamente vale a pena fazer um test-drive.

Vídeo relacionado

Tags:Honda
Comentários