- Volkswagen Tiguan e Kia EV4 recebem cinco estrelas com bom desempenho em segurança ativa e tecnologias ADAS de série;
- Tiguan já está confirmado para chegar ao Brasil no próximo ano;
- EV4 se destaca na proteção infantil e no pacote de assistência à condução.
Produzido no México, o novo Volkswagen Tiguan 2026 conquistou cinco estrelas no Latin NCAP. O modelo é equipado com um bom pacote de segurança, que inclui seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tecnologias ADAS de série.
O SUV, já confirmado para o Brasil a partir de 2026, registrou 85,79% em Ocupante Adulto, 80,96% em Ocupante Infantil, 79,69% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis e 92,15% em Assistência à Segurança.
O novo Volkswagen Tiguan é uma das grandes apostas da marca para o mercado brasileiro em 2026. Conforme já revelado aqui no WM1, a nova geração do SUV chegará no próximo ano, porém, sem uma data definida.
O anuncio foi feito pelo presidente da marca no Brasil, Ciro Possobom, durante encontro com jornalistas especializados na noite de quarta-feira (10/12).
E para deixar tudo ainda melhor, o modelo que foi submetido aos testes do Latin NCAP, entidade independente que avalia os veículos vendidos na América Latina e Caribe, recebeu nota máxima em segurança.
Porém, apesar das cinco estrelas, o Tiguan apresentou estrutura instável e área dos pés instável no teste frontal, o que reduziu a pontuação nesse critério.
Mesmo assim, o bom desempenho dos airbags e dos cintos compensou o cenário. Nos impactos lateral e lateral de poste, o SUV alcançou pontuação completa, e ainda teve bom resultado no teste de chicotada cervical.
Veja também:
A proteção infantil também foi quase completa - foi afetada apenas pelo risco potencial de interação do airbag de cortina com crianças posicionadas de costas no banco traseiro. Na proteção a pedestres, o modelo combinou bons recursos de segurança passiva e ativa. Já em segurança ativa, destacou-se pela padronização da frenagem automática de emergência (AEB) e do detector de ponto cego (BSD).
O desempenho estrutural e a ativação do airbag de cortina foram apontados como pontos que ainda precisam de evolução.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, destacou que o novo Tiguan "renova suas cinco estrelas", mas ainda demanda melhorias no desempenho estrutural e na ativação dos airbags, ressaltando a importância do frenagem de emergência de série em todos os mercados.
Produzido na Coreia do Sul, o Kia EV4 confirmou o bom padrão de segurança da marca ao obter cinco estrelas no Latin NCAP. O elétrico vem de série com seis airbags, controle de estabilidade (ESC) e tecnologias ADAS.
O modelo obteve notas altas: 82,86% em Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 69,23% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis e 98,26% em Assistência à Segurança.
O EV4 passou pelos mesmos protocolos do Tiguan — impacto frontal e lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e testes dos sistemas de controle eletrônico, como controle de estabilidade (ESC), frenagem de emergência (AEB), (ângulo de esterçamento) SAS, alerta de mudança de faixa (LSS) e detector de ponto cego (BSD). O AEB e o LSS são padronizados em todas as versões globalmente.
Veja também
No impacto frontal, o modelo mostrou estrutura estável, mas com área dos pés instável. A proteção lateral para adultos foi completa, com exceção do impacto lateral de poste, onde houve proteção fraca para o peito do passageiro. O teste de chicotada cervical mostrou boa proteção.
Para ocupantes infantis, o EV4 entregou proteção completa em ambos os impactos e pontuação máxima na instalação de sistemas de retenção infantil. Em pedestres, o desempenho variou entre marginal, fraco e deficiente em algumas regiões da carroceria, mas foi compensado pelo bom desempenho do sistema de frenagem de emergência.
A segurança ativa teve pontuação elevada graças à padronização do AEB e do LSS, além do BSD presente em quase todas as versões.
Sobre o EV4, Furas lembrou que este é o terceiro modelo da Kia a conquistar cinco estrelas em dois anos, reforçando o compromisso da marca com segurança e marcando o segundo BEV a atingir essa avaliação máxima.