Novo Volkswagen Tiguan 2026 gabarita em segurança

Novo Volkswagen Tiguan, que chegará ao Brasil em 2026, recebeu nota máxima em segurança

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Volkswagen Tiguan 2026 gabarita em segurança
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Volkswagen Tiguan e Kia EV4 recebem cinco estrelas com bom desempenho em segurança ativa e tecnologias ADAS de série;

- Tiguan já está confirmado para chegar ao Brasil no próximo ano;

- EV4 se destaca na proteção infantil e no pacote de assistência à condução.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Produzido no México, o novo Volkswagen Tiguan 2026 conquistou cinco estrelas no Latin NCAP. O modelo é equipado com um bom pacote de segurança, que inclui seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tecnologias ADAS de série.

O Volkswagen Tiguan chegará em 2026 e recebeu nota máxima em segurança
Crédito: Divulgação
toggle button

O SUV, já confirmado para o Brasil a partir de 2026, registrou 85,79% em Ocupante Adulto, 80,96% em Ocupante Infantil, 79,69% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis e 92,15% em Assistência à Segurança.

Vinda do Tiguan 2026 foi anunciada pelo presidente da VW

O novo Volkswagen Tiguan é uma das grandes apostas da marca para o mercado brasileiro em 2026. Conforme já revelado aqui no WM1, a nova geração do SUV chegará no próximo ano, porém, sem uma data definida.

O anuncio foi feito pelo presidente da marca no Brasil, Ciro Possobom, durante encontro com jornalistas especializados na noite de quarta-feira (10/12).

E para deixar tudo ainda melhor, o modelo que foi submetido aos testes  do Latin NCAP, entidade independente que avalia os veículos vendidos na América Latina e Caribe, recebeu nota máxima em segurança.

Porém, apesar das cinco estrelas, o Tiguan apresentou estrutura instável e área dos pés instável no teste frontal, o que reduziu a pontuação nesse critério.

Mesmo assim, o bom desempenho dos airbags e dos cintos compensou o cenário. Nos impactos lateral e lateral de poste, o SUV alcançou pontuação completa, e ainda teve bom resultado no teste de chicotada cervical.

Veja também: 

    A proteção infantil também foi quase completa - foi afetada apenas pelo risco potencial de interação do airbag de cortina com crianças posicionadas de costas no banco traseiro. Na proteção a pedestres, o modelo combinou bons recursos de segurança passiva e ativa. Já em segurança ativa, destacou-se pela padronização da frenagem automática de emergência (AEB) e do detector de ponto cego (BSD).

    O desempenho estrutural e a ativação do airbag de cortina foram apontados como pontos que ainda precisam de evolução.

    A confirmação do lançamento da nova geração do SUV foi feita no último dia 10
    toggle button

    Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, destacou que o novo Tiguan "renova suas cinco estrelas", mas ainda demanda melhorias no desempenho estrutural e na ativação dos airbags, ressaltando a importância do frenagem de emergência de série em todos os mercados.

    Kia EV4 elétrico também conquista cinco estrelas

    Produzido na Coreia do Sul, o Kia EV4 confirmou o bom padrão de segurança da marca ao obter cinco estrelas no Latin NCAP. O elétrico vem de série com seis airbags, controle de estabilidade (ESC) e tecnologias ADAS.

    O modelo obteve notas altas: 82,86% em Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 69,23% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis e 98,26% em Assistência à Segurança.

    O EV4 passou pelos mesmos protocolos do Tiguan — impacto frontal e lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e testes dos sistemas de controle eletrônico, como controle de estabilidade (ESC), frenagem de emergência (AEB), (ângulo de esterçamento) SAS, alerta de mudança de faixa (LSS) e detector de ponto cego (BSD). O AEB e o LSS são padronizados em todas as versões globalmente.

    Veja também

      No impacto frontal, o modelo mostrou estrutura estável, mas com área dos pés instável. A proteção lateral para adultos foi completa, com exceção do impacto lateral de poste, onde houve proteção fraca para o peito do passageiro. O teste de chicotada cervical mostrou boa proteção.

      Para ocupantes infantis, o EV4 entregou proteção completa em ambos os impactos e pontuação máxima na instalação de sistemas de retenção infantil. Em pedestres, o desempenho variou entre marginal, fraco e deficiente em algumas regiões da carroceria, mas foi compensado pelo bom desempenho do sistema de frenagem de emergência.

      A segurança ativa teve pontuação elevada graças à padronização do AEB e do LSS, além do BSD presente em quase todas as versões.

      Sobre o EV4, Furas lembrou que este é o terceiro modelo da Kia a conquistar cinco estrelas em dois anos, reforçando o compromisso da marca com segurança e marcando o segundo BEV a atingir essa avaliação máxima.

      O Kia EV4 também recebeu nota máxima em segurança
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Comentários