Três carros com dimensões ideais para off-road

Listamos números de três modelos com características que os tornam os mais capazes para o fora de estrada no Brasil

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Lucas Cardoso
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A prática do off-road ou fora de estrada é bem difundida no Brasil e tem muitos adeptos. Seja para pegar uma trilha mais pesada ou uma mais leve, os veículos mais indicados para se aventurar em um passeio como esse precisam ter medidas específicas. Dimensões essas diferentes daquelas conhecidas dos carros de passeio.

Nesse caso, entre-eixos, porta-malas e comprimento importam menos do que medidas como ângulos de entradade saída e vão livre de solo. Quanto maiores essas dimensões, melhor deve ser a capacidade de um determinado veículo se sair bem em condições mais desafiadoras fora do ambiente urbano.

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Na prática, as medidas generosas de entrada, saída e de vão livre garantem que o modelo não raspe ou fique preso a nenhum obstáculo no trajeto fora de estrada.Mas você sabe quais são os carros mais adaptados para o desafio de acordo com essa tabela de medidas? O WM1 levantou os três modelos vendidos no país com os melhores números em cada um dos quesitos: ângulo de entrada, ângulo de saída e vão livre.

Pequeno guerreiro

O pequeno jipinho da Suzuki, o Jimny, é o primeiro da nossa lista. A presença inquestionável do modelo se deve ao fato de ter bons números nos três quesitos. São 51 graus no ângulo de saída - melhor marca do país, mesmo se considerarmos as picapes -, 45 graus de ângulo de entrada e  21 cm de vão livre.

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Jipinho da Suzuki tem 45 graus de ângulo de ataque
Crédito: Divulgação
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O Jimny pode ser encontrado para venda em quatro versões: Forest, 4Sport, 4Work e 4All. Todas têm tração integral e são equipadas com motor 1.3, aspirado a gasolina, de quatro cilindros, que rende 85 cv de potência e 11,2 kgf.m de torque. A transmissão é sempre manual de cinco marchas.

Mesmo após a chegada do seu sucessor Sierra, o Jimny tradicional ainda é vendido no Brasil, com preços que variam de R$ 119 mil a R$ 135 mil.

Trilha de luxo

O segundo da lista faz parte do segmento premium e também é conhecido como uma lenda do off-road. Trata-se do Land Rover Defender 90. O SUV médio tem boas medidas  em todos os quesitos, mas se destaca pelo vão livre. Segundo números da montadora, são 29.1 cm de distância em relação ao solo. Boa medida para o fora de estrada, mas deve dar um trabalho para subir.

Land Rover Defender 2023 Abre
Linha 2023 da Defender tem apenas versão diesel híbrida com preços que partem de R$ 708 mil
Crédito: Divulgação
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Nos ângulos de entrada e saída, o modelo de luxo também não faz feio e conta com 37,5° e 40°, respectivamente. Outra medida importante, a de capacidade de travessia em água, também chama atenção no Defender: 90 cm de profundidade de área alagada.

Na linha atual, o Land Rover Defender 90 é vendido por aqui em versão única HSE 3.0 MHEV, com motorização híbrida leve a diesel. São dois motores, o principal movido a óleo com 300 cv. O propulsor está vinculado a um alternador de 48 V, capaz de atuar como motor elétrico. O câmbio é automático de oito marchas. Para poucos, o SUV custa salgados R$ 708.950 na versão inicial, mas com itens opcionais esse valor pode subir consideravelmente.

Brasileiro na lama

O terceiro da nossa lista é um modelo mais raro de se ver por aí. Com produção nacionallimitada, o Agrale Marruá é um legítimo carro destinado ao off-road. O modelo tem 54 graus de ângulo de entrada — um dos maiores do mercado no quesito. O vão livre também está entre os maiores: 38 cm.

Modelo nacional também tem versões vendidas para as Forças Armadas do Brasil off-road
Agrale Marruá também tem versões vendidas para as Forças Armadas do Brasil
Crédito: Divulgação
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O ângulo de entrada do Marruá é bom para o off-road, mas fica abaixo dos trilheiros citados acima. São 30 graus, segundo dados da Agrale. O carro também pode rodar em áreas alagadas com até 80 cm de profundidade — mesma medida vista em algumas picapes como a Ford Ranger.

A mecânica por baixo do capô do Marruá fica a cargo de um motor 2.8L Cummins diesel, com 150 cv e 36,7 kgf.m de torque. O propulsor está associado a um câmbio manual de cinco marchas. O valor do modelo parte dos R$ 197 mil.

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