Maio não foi um mês bom para o Toyota Corolla. Perto de ganhar mais um rival, o híbrido BYD King, que deve ser lançado por aqui nos próximos meses, o modelo segue líder incontestável do segmento de sedãs médios, mas deu uma leve derrapada no número de emplacamentos ante o mês de abril.
Segundo balanço mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Corolla teve 2.400 unidades vendidas no período, contra 3.104 anotadas no mês anterior. O que representa uma queda de pouco mais de 22,7%.
No ano, o modelo acumula 13,3 mil emplacamentos e mantém o domínio do segmento com 65% de participação. Sendo assim, o Toyota precisaria de um tombo muito grande para perder a ponta entre os três volumes médios.
Atrás dele, o Nissan Sentra teve uma melhora nas vendas em relação ao mês de abril e emplacou 497 unidades no mês de maio. Com 213 registros, o elétrico Seal da BYD aparece na terceira posição do ranking mensal.
Se vier com a mesma força de outros modelos da BYD, como Dolphin e Dolphin Mini, o híbrido King pode ser uma "pedra no sapato" do Corolla. Mas, com a força que o tradicional sedã japonês tem, é difícil acreditar que será mais do que isso. Só o tempo vai dizer.
Como revelado aqui no WM1, as primeiras unidades do BYD King já chegaram ao Brasil, o que mostra que o lançamento oficial deverá acontecer entre o final de junho e início de julho. Os preços ainda não foram revelados, mas especula-se que o sedã médio híbrido plug-in terá duas versões e preços alinhados exatamente com os do Corolla apenas nas configurações híbridas.
O conjunto mecânico é movido por um motor 1.5 a combustão (gasolina, apenas), trabalhando em conjunto com uma unidade elétrica e uma bateria de 8,3 kWh. Juntos, a dupla rende 204 cv. O alcance no modo elétrico será de 50 quilômetros e a autonomia geral passa dos mil quilômetros, com consumo de 25 km/l.