O King ainda não assusta o Corolla. Aliás, está muito longe disso. E a prova são os números de emplacamentos de fevereiro. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta sexta-feira (7), o sedã híbrido plug-in da marca chinesa emplacou 803 unidades no segundo mês do ano enquanto o Toyota acumulou 3.353 veículos comercializados.
Em outras palavras, podemos dizer que o BYD King vendeu quatro vezes menos que o Toyota Corolla, que, diga-se de passagem, foi o sedã mais vendido em fevereiro no Brasil levando em consideração todos os modelos de todas as categorias (de sedãs).
Importante destacar ainda que King e Corolla viveram momentos completamente opostos em fevereiro quando comparado a janeiro. Enquanto o BYD teve uma ligeira queda de 18 unidades de um mês para o outro, o Toyota cresceu 785 veículos.
E este avanço do Corolla mostra que a decisão da marca japonesa de eliminar uma das versões híbridas, investindo seus esforços nas configurações 100% à combustão, foi acertada - pelo menos neste primeiro momento.
Para março, no entanto, podemos esperar um King um pouco mais próximo (ou seria menos distante?) do Toyota. Isso pelo fato de nas últimas semanas de fevereiro, a BYD voltou a promover fortes descontos para seu sedã híbrido, o que deverá alavancar um número maior de carros comercializados agora no terceiro mês de 2025. Trata-se, aliás, da mesma estratégia adotada pela fabricante chinesa no final do ano passado, momento em que o King foi muito bem e bateu seu recorde de emplacamentos com 1.950 exemplares em dezembro.
Enquanto o King batalha para transformar o seu sonho de atrapalhar a vida do Corolla em realidade - algo que parece estar muito distante ainda -, uma batalha bem mais equilibrada e interessante é travada no segundo pelotão, vamos chamar assim, dos sedãs médios.
Em fevereiro, ainda de acordo com a Fenabrave, o terceiro modelo da categoria (sedãs médios) mais emplacado foi o Nissan Sentra, com 365 unidades comercializadas. Logo atrás aparece o Honda Civic, que voltou a estabelece sua melhor marca desde a estreia da 11ª geração do modelo: 357 emplacamentos.
Já na quinta colocação aparece o BYD Seal, com 216 carros elétricos vendidos. E aqui vale um destaque importante. O Seal está sem oferecido com fortes descontos na rede de concessionárias da marca chinesa desde o início de fevereiro, o que acabou gerando uma forte alta - em janeiro, por exemplo, apenas 93 Seal foram vendidos.
Vale destacar também o avanço do Caoa Chery Arrizo 6, que bateu 171 emplacamentos em fevereiro, e o fraquíssimo desempenho do Volkswagen Jetta GLI, com somente 104 sedãs vendidos. E essa número fraco já deve estar relacionado com a chegada do renovado modelo, já confirmado pela montadora alemã.
Agora falando das vendas no acumulado do ano, podemos cravar que o Corolla está muito tranquilo em relação à rivalidade com o King (e pode colocar tranquilo nisso). Em janeiro e fevereiro, o Toyota já soma 5.921 carros comercializados. Já o BYD tem só 1.630. Ou seja, uma diferença enorme de 4.291 unidades.
Neste cenário, o Sentra é o terceiro com 803 sedãs médios emplacados, imediatamente à frente do Civic, que acumula 642 carros novos comercializados. O Seal fecha o top 5 com um total de 312 unidades vendidas.



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