O canal de notícias da Webmotors

Queremos o Corolla Hatch no Brasil por 8 motivos

Levantamos '8 Coisas Legais' que o modelo apresentado nos EUA tem para bater de frente com Golf, Focus e Cruze Sport6

por Redação WM1

A Toyota apresentou em março no Salão de Nova York, nos Estado Unidos, a nova geração do Corolla Hatchback. O modelo, que não tem a menor pretensão de rodar pelas ruas brasileiras, arrancou elogios da crítica e antecipou o design da próxima geração do Corolla, sedã best-seller da marca japonesa, que deve ser apresentado ao mundo em 2019 – algumas unidades, inclusive, foram flagradas em testes na Califórnia (EUA).
Apesar de o Brasil estar fora dos planos, resolvemos levantar ‘8 Coisas Legais’ que o Corolla Hatchback tem. Quem sabe a Toyota não se sensibiliza com nossa lista e resolve trazer este ‘cara’ que bateria de frente com modelos como Volkswagen Golf, Chevrolet Cruze Sport6 e Ford Focus. Afinal, vamos combinar, o recém-lançado Yaris não está à altura destes caras.

8 – DESIGN

O visual do Corolla Hatchback é extremamente sedutor. Sugere uma esportividade que o sedã, mesmo na versão pseudoesportiva XRS, não chega perto. Os faróis dianteiros afilados se fundem em harmonia com a pequena grade frontal. Destaque total para a entrada de ar frontal enorme e com ângulos agudos de arrancar suspiros. A traseira com ‘olhar invocado’ – discretas lanternas invadindo a tampa do porta-malas – sugere arrojo, assim como o para-choque que sugere um difusor e saída dupla do escapamento. O aerofólio ligeiramente exagerado foge da proposta, mas não estraga a ideia.

7 – RECURSOS DE VEÍCULOS AUTÔNOMOS

A promessa da Toyota é que o Corolla Hatchback chegue com tecnologias semi-autônomas. As três principais que já sabemos é o controle de cruzeiro adaptativo – aquele que acelera e freia de acordo com o veículo que trafega à frente -, auxílio de manutenção na faixa de rolamento e freio de emergência autônomo – sistema que, ao identificar um pedestre atravessando a rua, por exemplo, automaticamente o Corolla freia, evitando o atropelamento.

6 – SEGURANÇA

O novo Corolla Hatchback é completinho com relação aos itens de segurança. Para falar a verdade, vai até um pouco além, com um sistema que detecta outros veículos, bicicletas e até pedestres, e consegue, ao analisar a iminência de um acidente, brecar o carro – dependendo da velocidade, consegue evitar por completo a colisão. O modelo também é equipado com sete airbags – frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista -, freios ABS (antitravamento) e EBD (distribuidor eletrônico da força de frenagem), sensor de estacionamento e câmera de ré. Além dos itens mencionados acima, que não deixam de ser de segurança, também.

5 – ITENS DE CONVENIÊNCIA

Nos mercados em que será comercializado, a versão hatch do Corolla terá, desde sua versão de entrada, volante e manopla do câmbio revestidos em couro. Até aí nada demais. O ponto forte é que em configurações superiores, o pacote de tecnologias voltadas para conveniência chama a atenção, como sensor de reconhecimento de placas de trânsito, que informam o motorista, por meio de uma imagem no renovado painel de instrumentos, qual a velocidade limite da via em que se está trafegando. Também estarão disponíveis Head-up Display, recurso que projeta no para-brisa informações como velocidade e indicações do GPS; carregador de smartphone sem fio; e sistema de som JBL com dez alto-falantes. O ponto alto, porém, é a possibilidade de destravar e dar ignição no Corolla por intermédio de um APP (aplicativo) do aparelho celular.

4 – DESIGN INTERNO

Apesar de ser um carro focado em um cliente conservador, não é difícil encontrar proprietários reclamado da falta de ousadia do design interno do Corolla vendido aqui no Brasil. Bom, o hatch traz novidades. Ousadia? Não exatamente. Mas uma filosofia mais ‘clean’ (limpa) e elegante. A primeira percepção é a ausência de botões. Muitos comandos foram para dentro da central multimídia, que oferece tela colorida de oito polegadas sensível ao toque. Alguns comandos, como o do ar-condicionado, continuam no painel, logo abaixo da tela. Acabamento com materiais refinados para os bancos – agora com pegada mais esportiva – e do console central sugerem uma preocupação com os concorrentes alemães: estamos falando do Volkswagen Golf.

MAIS DETALHES

Preços, versões, ficha técnica e opiniões sobre o Toyota Corolla Teste do Toyota Corolla XRS Ofertas de Toyota Corolla

3 – MOTOR E CÂMBIO

O Corolla Hatch é equipado com motor 2.0 de quatro cilindros aspirado, mas que agora tem o recurso de injeção direta de combustível. De acordo com dados oficiais da Toyota, a potência é de 171 cv e o torque de 20,9 kgf.m – números sempre com gasolina. O consumo, de acordo com informações da imprensa internacional, poderia ficar na casa dos 15 km/h (uso misto!). Já a transmissão é uma nova caixa automática CVT (continuamente variável) que simula até 10 marchas. Mais comodidade atrela a performance.

2 – PLATAFORMA

A Toyota desenvolveu uma plataforma totalmente nova para a família Corolla 2018, e a versão Hatch se aproveitou muito bem. Suspensão independente na dianteira tipo McPherson e multilink com barra estabilizadora na traseira. O novo Corolla também é mais longo, mais largo e 1 centímetro mais perto do chão, garantindo um centro de gravidade mais baixo.

1 – ESPORTIVIDADE LATENTE

O novo Corolla Hatchback ele é naturalmente esportivo. Destaque para as belas rodas de liga leve de 18 polegadas com desenho arrojado, para-choque traseiro alargado e com a simulação de duas saídas de escape, além do spoiler sobre a tampa do porta-malas. Na dianteira, o para-choque também redesenhado apresenta uma enorme entrada de ar – isso sem falar com novo conjunto de faróis que deixam o hatch com cara de pouquíssimos amigos. No entanto, o que nos anima ainda mais é que já existe a conversa de que a divisão de alta performance da Toyota, a Gazoo Racing, já estaria trabalhando em uma opção para bater de frente com os principais concorrentes: Toyota Corolla Hatchback GR. Volkswasgen Golf Clubsport que se cuide?

VÍDEO RELACIONADO

Comentários

Carregar mais