Diferentemente dos seletores usados atualmente pelos elétricos, onde o motorista apenas escolhe entre as posições park, neutro, drive ou ré, o sistema da japonesa poderá ter marchas como os câmbios convencionais.
Toyota cria câmbio e embreagem para carro elétrico
A ideia é fazer com que o sistema elétrico atue até com falsos sons de rotação e mudança de marchas. Com isso, o motorista teria a sensação de estar a bordo de um modelo efetivamente manual. O projeto também prevê um pedal de embreagem que permitirá, inclusive, situações em que o carro elétrico desligue ou "morra" quando não usado corretamente.
O câmbio manual EV da Toyota teve sua patente registrada no ano passado sob a assinatura da Lexus - a marca de luxo da fabricante.
Um sistema "parecido" já foi usado em modelos elétricos da Porsche. Na verdade, a tecnologia da marca usada no Taycan apenas permitia escolher entre duas marchas, uma mais reduzida, para dar mais vigor ao modelo, e a outra para as velocidades mais altas.
A estratégia da marca japonesa pode fazer não só com que o motorista se sinta nostálgico, mas também entregar uma autonomia maior aos modelos. É esperar para ver.
Quer saber todos os detalhes do carro que você vai comprar? Consulte o Catálogo Webmotors!
Comentários