Toyota mira em demanda do Corolla Cross e novo SUV

Pouco tempo após anunciar que fará um novo crossover, marca informa que ampliará capacidade produtiva em Sorocaba (SP)

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota mira em demanda do Corolla Cross e novo SUV
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pouco mais de um mês depois de confirmar a fabricação de um novo veículo compacto no Brasil, a Toyota anunciou que a fábrica de Sorocaba (SP) terá um terceiro turno de trabalho a partir de janeiro de 2022. Segundo a empresa, a iniciativa tem como objetivo aumentar a produção para atender à crescente demanda pelos modelos Corolla Cross, Yaris e Etios (este somente para exportação) na América Latina.

De acordo com a Toyota, a decisão de operar 24 horas em Sorocaba elevará em cerca de 25% o seu volume de produção anual, de 122 mil para 152 mil veículos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Toyota Corolla Cross vende mais que o sedã em agosto

2. Toyota Corolla Cross Hybrid 2022
SUV Corolla Cross vendeu quase 4.800 unidades em agosto
toggle button

Apesar de ter sido lançado somente em março, o Corolla Cross vem se aproximando do Corolla sedã no ranking geral de emplacamentos, a ponto de ter ultrapassado o irmão no mês de agosto.

Segundo a Fenabrave (associação de concessionários), o SUV vendeu 4.782 unidades no mês passado contra 4.354 do três-volumes - número superior ao de modelos, como Chevrolet Tracker (1.293 unidades), Honda HR-V (3.878), Nissan Kicks (2.955) e Volkswagen Nivus (3.626). No acumulado do ano, no entanto, o sedã manteve uma vantagem de pouco mais de 8 mil unidades: 28.175 ante 20.166 do Corolla Cross.

Toyota Yaris Cross também será feito em Sorocaba

Toyota Yaris Cross 2021 1280 16
Toyota Yaris Cross será feito a partir da plataforma TNGA-B
Crédito: Divulgação
toggle button

Em julho, a Toyota confirmou a intenção de produzir um modelo compacto com tecnologia híbrida flex no país. O modelo mais indicado para atender o nosso mercado é o Yaris Cross, um SUV que ficaria posicionado abaixo do Corolla Cross a partir de 2024.

A fabricação do Yaris Cross em Sorocaba seria viabilizada pelo fato de o modelo utilizar uma derivação encurtada da plataforma modular TNGA, a estrutura utilizada pelo sedã Corolla e o SUV médio-compacto Corolla Cross.

Toyota Yaris Cross 2021 1280 2b
Toyota Yaris Cross tem medidas parecidas com as do Volkswagen T-Cross
Crédito: Divulgação
toggle button

O crossover mede 4,19 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,56 m de distância entre-eixos. São medidas parecidas com as do Volkswagen T-Cross, para efeito de comparação.

A motorização do novato seria a mesma 1.8 flex híbrida de 122 cv, combinada ao câmbio automático CVT, já utilizada na dupla Corolla/Corolla Cross.

Contratações

O processo de contratação para preencher a mão de obra referente ao terceiro turno será realizado ainda em setembro. Serão 450 novas vagas para a fábrica de Sorocaba e cerca de 50 postos de trabalho em outras unidades da empresa no Brasil. A Toyota prevê que a geração de empregos também vai impactar a cadeia de fornecedores com a contratação de aproximadamente 350 novos funcionários para atender o aumento de volume da produção de veículos.

Toyota Etios ainda é feito em Sorocaba (SP) apenas para exportação
toggle button

“Trabalhamos duro para criar esse momento importante da história da Toyota no Brasil. Ele está sendo possível graças à excelente integração que fizemos com todos os públicos envolvidos nessa iniciativa – colaboradores, sindicato, fornecedores, concessionários e governo. Além disso, tenho certeza de que esses 850 empregos diretos e indiretos que serão gerados impactarão positivamente a sociedade brasileira nesse período tão delicado que todos vivemos”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Comentários