O investimento será usado, entre outras melhorias, para impulsionar o desenvolvimento de baterias de estado sólido e de unidades de energia de última geração. Segundo Masahiko Maeda, diretor de tecnologia da Toyota, a montadora deverá entregar baterias de estado sólido até 2025.
Confira ofertas de Toyota 0 km, seminovos e usados na Webmotors!
As baterias de estado sólido são compostas por eletrólitos sólidos, em oposição aos líquidos usados nas baterias de íon-lítio mais comuns. Elas são consideradas mais seguras, mais leves, mais rápidas de recarregar e também podem garantir maior autonomia.
A Toyota também disse que irá melhorar sua bateria de níquel-hidreto metálico (NiMH) de longa duração. Mais baratas que as de ion-lítio, são usadas pelo fabricante desde 1997 — na primeira geração do Prius. A montadora destacou que trabalha em uma nova “estrutura bipolar”, que seria capaz de aumentar a densidade de potência.
O investimento, ainda que tardio se comparado com os movimentos de outros fabricantes, é anunciado em momento oportuno. Vale lembrar que a Toyota pretende começar a vender seu primeiro veículo 100% elétrico, o SUV bZ4X, a partir de 2022. Além disso, a empresa pretende ser neutra em carbono até 2050.
Conheça toda a linha Toyota vendida no Brasil: modelos, versões, preços, etc
Comentários