- O Toyota GR GT e GR GT3 têm centro de gravidade baixo, leveza com alta rigidez e muita eficiência aerodinâmica;
- GR GT é o novo esportivo topo de linha da TOYOTA GAZOO Racing, desenvolvido como um carro de corrida homologado para uso em vias públicas;
- GR GT3 é um carro de corrida FIA GT3, derivado do GR GT, projetado para todos os clientes que desejam vencer nas pistas;
A Toyota Gazoo Racing revelou ao mundo seus dois novos protótipos em desenvolvimento: GR GT e GR GT3. Os modelos, mostrados pela primeira vez ao público, chegam com uma missão clara — entregar a experiência definitiva ao dirigir, unindo centro de gravidade baixo, leveza com alta rigidez e máxima eficiência aerodinâmica.
Ambos compartilham não só a filosofia driver-first da TGR, mas também um conjunto de novas tecnologias e métodos de fabricação.
Entre elas, a primeira estrutura totalmente em alumínio da Toyota e um motor V8 biturbo de 4 litros, criado para desempenho de alto nível.
O projeto dos novos GR nasceu de uma abordagem colaborativa desde o início. Sob a liderança de Akio Toyoda (Morizo), pilotos profissionais, gentleman drivers e engenheiros trabalharam juntos para criar carros com alma de competição — e espírito de sucessores de ícones como Toyota 2000GT e Lexus LFA.
A ideia é preservar a “arte de fazer automóveis” ao passar técnicas e aprendizados dos veteranos do LFA para uma nova geração de engenheiros.
O GR GT nasceu para ser um carro de corrida que pode rodar nas ruas. Seu foco é o motorista: sensação de unidade, resposta direta e interação total com o veículo.
Ele combina um V8 biturbo de 4.0 litros recém-desenvolvido com um motor elétrico, formando um sistema híbrido que mira potência acima de 650 cv, torque superior a 86,7 kgfm e transmissão automática de oito marchas com embreagem úmida,. Tudo isso com atenção absoluta em três pilares:
Segundo a marca, o Toyota GR GT pode atingir velocidade máxima de 320 km/h.
Por dentro, ergonomia e visibilidade pensadas para condução no limite, mas sem perder a usabilidade do dia a dia.
Para baixar o centro de gravidade a um nível extremo, a Toyota reduziu altura geral, posição do motorista e redesenhou o conjunto para alinhar o peso e o controle.
Além disso, o Toyota GR GT estreia a primeira carroceria totalmente em alumínio da Toyota, reforçada por peças fundidas de grande porte e perfis extrudados para rigidez máxima. Os painéis de carroceria misturam alumínio e CFRP para manter o conjunto leve.
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Derivado do Toyota GR GT, o GR GT3 segue as exigências da FIA GT3 e foi pensado para ser competitivo e, ao mesmo tempo, acessível a pilotos profissionais.
Ele mantém os três pilares de desenvolvimento e usa o mesmo motor V8 biturbo de 4 litros, compartilhando diversos elementos estruturais.
A Toyota Gazoo Racing ainda prepara um sistema completo de suporte para os clientes que competirem com o modelo.
Como ocorre com toda a linha GR, os modelos foram levados ao limite e reconstruídos repetidamente. A Toyota trabalha para lançá-los por volta de 2027, com detalhes finais ainda sujeitos a alterações.



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