Uma das representantes mais importantes do segmento de picapes médias do Brasil, a Toyota Hilux está de parabéns. Lançado em 1968, no Japão, o modelo completou 55 anos de vida nesta semana e comemora o momento marcante no topo dos rankings de venda em toda América do Sul. Ao todo, a picape teve oito gerações e muita história.

A primeira das oito faces da Hilux ao longo dessa história vinha equipada com um motor quatro cilindros 1.5 de apenas 70 cv e câmbio manual. Era pouco, mas o trunfo da picape não estava na potência e sim na capacidade de carga de uma tonelada.
Quatro anos depois, em 1972, já exportada para países como Austrália, Arábia Saudita e Estados Unidos, foi lançada a segunda geração. Aquela Hilux tinha mudanças estéticas e, pela primeira vez, câmbio automático, além de bancos dianteiros separados, em vez de um inteiriço - como era padrão na época.
Em 1978, dez anos depois de seu lançamento, mais de um milhão de unidades da Hilux já tinham sido exportadas. Foi naquele ano, inclusive, que a marca japonesa apresentou a terceira geração do modelo. Nessa linha, a picape elevou o nível ao oferecer motorização diesel e versões com cabine dupla.
A quarta geração foi lançada em 1983. Nessa época, para atender à demanda já mundial pela picape, a Toyota atingiu o pico de produção de 4 milhões de unidades de Hilux por ano. Segundo a Toyota, o pico foi consequência da variedade de versões oferecidas pela marca naquela época.
Em 1988 a Toyota apresentou a quinta geração da Hilux. Foi essa, inclusive, que chegou ao Brasil, em 1992, após ser apresentada ao público no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Naquela linha, o modelo ainda era trazido do Japão, mas se aproveitava da confiança já angariada pela Toyota com o Bandeirante. Cinco anos depois, em 1997, foi inaugurada a fábrica da Toyota em Zárate, na Argentina, de onde o modelo passou a vir para o Brasil. E já era a sexta geração, que havia sido lançada mundialmente um ano antes, em 1996.
Desde o lançamento da Hilux por aqui, já se vão trinta anos de história da picape no Brasil. Ao longo desse período, o utilitário ampliou sua dirigibilidade e conforto, e seguiu ganhando robustez. Até aí, o modelo ainda tinha design com linhas horizontais.
A sétima geração foi lançada em 2004 e trouxe mudanças estéticas relevantes na picape - no visual externo e também no interior. Segundo Toyota, o modelo passou a trazer o conforto de condução de um carro de passeio e a conveniência de um utilitário.
A oitava geração, a atual, foi apresentada mundialmente em 2015. Além das mudanças estéticas esperadas, o modelo recebeu melhorias na suspensão e também 20% a mais de rigidez estrutural.
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos, a Toyota Hilux fechou o ano de 2022 na liderança de sua categoria, com 48.611 unidades emplacadas.
Hoje, a picape é oferecida em versões cabine simples e dupla. Na configuração quatro portas são sete opções, sendo a GR-Sport, que tem motor 2.8 turbo de 224 cv e 55 kgf.m, a mais completa e cara: custa R$ 352.290.



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