Toyota Hilux completa 55 anos de vida

Lançada em 1968, a picape da marca japonesa já chamava atenção entre os utilitários pela sua capacidade de carga

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota Hilux completa 55 anos de vida
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma das representantes mais importantes do segmento de picapes médias do Brasil, a Toyota Hilux está de parabéns. Lançado em 1968, no Japão, o modelo completou 55 anos de vida nesta semana e comemora o momento marcante no topo dos rankings de venda em toda América do Sul. Ao todo, a picape teve oito gerações e muita história.

Hilux 1 F1
A capacidade de carga da primeira geração superava os 1.000 quilos
Crédito: Divulgação
toggle button

A primeira das oito faces da Hilux ao longo dessa história vinha equipada com um motor quatro cilindros 1.5 de apenas 70 cv e câmbio manual. Era pouco, mas o trunfo da picape não estava na potência e sim na capacidade de carga de uma tonelada.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Sem embreagem

Quatro anos depois, em 1972, já exportada para países como Austrália, Arábia Saudita e Estados Unidos, foi lançada a segunda geração. Aquela Hilux tinha mudanças estéticas e, pela primeira vez, câmbio automático, além de bancos dianteiros separados, em vez de um inteiriço - como era padrão na época.

A terceira geração foi a primeira a ser produzida com cabines simples ou dupla
Crédito: Divulgação
toggle button

Em 1978, dez anos depois de seu lançamento, mais de um milhão de unidades da Hilux já tinham sido exportadas. Foi naquele ano, inclusive, que a marca japonesa apresentou a terceira geração do modelo. Nessa linha, a picape elevou o nível ao oferecer motorização diesel e versões com cabine dupla.

A quarta geração foi lançada em 1983. Nessa época, para atender à demanda já mundial pela picape, a Toyota atingiu o pico de produção de 4 milhões de unidades de Hilux por ano. Segundo a Toyota, o pico foi consequência da variedade de versões oferecidas pela marca naquela época.

Primeira a chegar no Brasil, a quinta geração pegou carona na confiabilidade conquistada pelo Bandeirante
Crédito: Divulgação
toggle button

Chegada ao Brasil

Em 1988 a Toyota apresentou a quinta geração da Hilux. Foi essa, inclusive, que chegou ao Brasil, em 1992, após ser apresentada ao público no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

A sétima geração atualizou o visual da picape por completo
Crédito: Divulgação
toggle button

Naquela linha, o modelo ainda era trazido do Japão, mas se aproveitava da confiança já angariada pela Toyota com o Bandeirante. Cinco anos depois, em 1997, foi inaugurada a fábrica da Toyota em Zárate, na Argentina, de onde o modelo passou a vir para o Brasil. E já era a sexta geração, que havia sido lançada mundialmente um ano antes, em 1996.

Mudanças importantes

Desde o lançamento da Hilux por aqui, já se vão trinta anos de história da picape no Brasil. Ao longo desse período, o utilitário ampliou sua dirigibilidade e conforto, e seguiu ganhando robustez. Até aí, o modelo ainda tinha design com linhas horizontais.

A oitava - e atual  - geração da Hilux foi lançada em 2015
Crédito: Divulgação
toggle button

A sétima geração foi lançada em 2004 e trouxe mudanças estéticas relevantes na picape - no visual externo e também no interior. Segundo Toyota, o modelo passou a trazer o conforto de condução de um carro de passeio e a conveniência de um utilitário.

A oitava geração, a atual, foi apresentada mundialmente em 2015. Além das mudanças estéticas esperadas, o modelo recebeu melhorias na suspensão e também 20% a mais de rigidez estrutural.

A versão esportiva GR-S tem motor turbo que rende 224 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

Vendas

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos, a Toyota Hilux fechou o ano de 2022 na liderança de sua categoria, com 48.611 unidades emplacadas.

Hoje, a picape é oferecida em versões cabine simples e dupla. Na configuração quatro portas são sete opções, sendo a GR-Sport, que tem motor 2.8 turbo de 224 cv e 55 kgf.m, a mais completa e cara: custa R$ 352.290.

Tags:Toyota
Comentários
Wid badge