Apesar da despedida, o Prius deixa um legado no mercado brasileiro - sua plataforma atual serviu de base para a construção do primeiro carro híbrido-flex do mundo, o Corolla, em setembro de 2019, que é um sucesso até hoje; e também para o Corolla Cross, SUV médio baseado no sedã que foi lançado este ano. A última versão do Prius à venda por aqui custava R$ 190.590.
Quer um Prius seminovo? Veja ofertas
Já o Camry tem história mais longeva em nosso país, desde os anos 1990. Ainda assim, era o que mais se aproximava de uma despedida, já que não teve uma unidade sequer emplacada este ano. Sua última atualização por aqui aconteceu em 2017, quando trocou de geração - que chegou importada do Japão por R$ 189.990 e atualmente era tabelada a R$ 319.290.
A despedida dos sedãs da Toyota
O Prius, primeiro híbrido oferecido pela marca japonesa no Brasil, usava um motor 1.8 a combustão de quatro cilindros que trabalhava em conjunto com um motor elétrico, que juntos rendiam 122 cv - mas o propulsor a combustão só funcionava a gasolina - não era flex como os novos Corolla e Corolla Cross.Já o Camry, um sedã de porte maior e muito mais requinte, utilizava um motor V6 aspirado de 3,5 litros com 310 cv e 37,7 kgf.m de torque, que era combinado a uma caixa de câmbio automática de oito marchas.
Apesar da notícia triste, a Toyota crê em um retorno futuro dos modelos, mas para isso irá considerar, claro, uma melhora no cenário econômico do país. Confira o que diz o comunicado da empresa:
"Por questões estratégicas, as importações de Camry e Prius foram suspensas temporariamente. Estamos avaliando a retomada da oferta destes produtos para o início do ano que vem, já com as novidades das versões ano/modelo 2022, seguindo nosso compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e que tragam sorriso no rosto dos nossos consumidores, atendendo às suas necessidades de mobilidade".
Comentários