Toyota vai lançar carro tripulado à lua em 2029

Marca japonesa confirma que prepara um veículo pressurizado para missão no satélite terrestre

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota vai lançar carro tripulado à lua em 2029
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Toyota confirmou nesta quinta-feira (18) que pretende lançar em 2029 um rover tripulado à Lua para uma missão inaugural, em acordo com a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA). A ideia é descobrir se a Lua tem recursos naturais suficientes, como água congelada.

O marca também afirmou que os primeiros protótipos estarão prontos para testes em 2022. A empresa disse que não vai "começar do zero", mas que os primeiros veículos serão adaptados e baseados em carros de produção existentes -- já imaginou um jipão da Toyota na Lua?

O protótipo que irá ao satélite terrestre deverá ter como principal função explorar regiões da Lua que até agora não foram visitadas. Ele será alimentado por um motor de célula de combustível com projeção para rodar mais de 10.000 km.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Rover lunar da Toyota terá paineis solares para gerar energia e motor movido a célula de hidrogênio (Foto: Divulgação)
Rover da Toyota terá paineis solares para gerar energia e motor movido a célula de hidrogênio (Foto: Divulgação)
toggle button

Gigante

Com 6 metros de comprimento, 5 metros de largura e 4 m de altura, o rover da Toyota terá quase o dobro da largura e quase cinco vezes a altura do "Moon Buggy", veículo utilizado na missão original Apollo 15.

VEJA TAMBÉM

Por dentro, o modelo terá de acomodar confortavelmente dois astronautas, podendo abrigar até quatro em uma emergência. Ele ainda vai receber tecnologia de pneus sem ar (para evitar perfurações) e painéis solares retráteis.

Sobre o motor, vale lembrar que o rover movido a célula de combustível de hidrogênio também poderá utilizar as mais recentes baterias de estado sólido da Toyota, mais compactas e com maior densidade de energia, que já são usadas em protótipos da marca.

Não é só a Toyota

A marca japonesa não é a única com visões extraterrestres. A norte-americana Tesla, por exemplo, já lançou um roadster no espaço. Já a alemã Audi já apresentou um protótipo de veículo lunar menor e totalmente autônomo que poderia mapear a superfície lunar usando quatro câmeras que fazem fotos em 360 graus e vídeos em 3D.

Comentários