O Toyota Yaris Cross está bem perto de chegar nas concessionárias. O primeiro SUV compacto da marca japonesa feito no Brasil teve seu lançamento confirmado para outubro.
O SUV que será feito em Sorocaba (SP) é uma variação do modelo lançado em 2023 em mercados do sudeste asiático. Portanto, diferente do Yaris Cross que é produzido no Japão e vendido na Europa.
O modelo é baseado na plataforma DNGA, desenvolvida inicialmente para a marca Daihatsu e para produtos voltados para mercados em desenvolvimento.
Com 4,31 m de comprimento, chega para brigar abaixo do Corolla Cross, enfrentando modelos como Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Honda HR-V, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.
A marca ainda não divulgou a ficha técnica, mas adiantou que ele será equipado com sistema híbrido flex. Será o primeiro conjunto híbrido pleno (do tipo HEV) em um SUV compacto de produção nacional.
Essa opção já existe no mercado internacional, onde o Yaris Cross híbrido é equipado com um motor 1.5 a gasolina e um propulsor elétrico. Lá fora, esse conjunto desenvolve potência combinada de 111 cv.
Além disso, a marca japonesa também confirmou que o Yaris Cross fará parte do Toyota 10, programa de extensão da garantia por até 10 anos.
Também é óbvio que a Toyota ainda não revelou quanto deverá custar o Yaris Cross. Mas é possível fazer uma previsão com base no que é visto no mercado tailandês, onde o SUV compacto também é posicionado na linha abaixo do Corolla Cross.
Por lá, o Yaris Cross de entrada é 12,24% mais barato que o SUV médio em sua versão mais acessível. Se aplicarmos a mesma diferença no Brasil, a versão mais barata seria lançada com preço na faixa dos R$ 160.500.
E a versão híbrida? Bom, obviamente, será mais cara. Na Tailândia, o topo de linha Yaris Cross HEV Premium Luxury é apenas 1,1% mais barato que o Corolla Cross de entrada. Se a Toyota aplicar a mesma diferença no Brasil, o SUV eletrificado sairia por cerca de R$ 181 mil.
O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?