Tracker e cia: os donos originais de nomes famosos

O modelo da Chevrolet não é o único SUV com um nome reciclado de um modelo do passado; veja cinco exemplos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Tracker e cia: os donos originais de nomes famosos
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Seja para mexer com a emoção do público ou por uma ou outra razão, houve um tempo em que era muito comum na indústria a "reciclagem" de um nome famoso em um novo automóvel. Mesmo que o carro novo não tivesse relação alguma com aquele do passado.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    As coisas podem ter mudado bastante nos últimos tempos com essa onda das marcas de carro de se reinventarem. Mesmo assim, produtos como o recém-reestilizado Chevrolet Tracker e o Toyota SW4 ainda estão naquela lista de automóveis com o mesmo nome de carros famosos - ou não - do passado.

    Confira a seguir outros exemplos. E veja quais foram os primeiros automóveis a receberem tais nomes.

      Tracker e cia: os donos originais de 5 nomes famosos

      1. Chevrolet Tracker

      O nome Chevrolet Tracker é muito mais antigo que o recém-reestilizado SUV compacto. Além daquelas gerações que tivemos no Brasil - quem não se lembra do Vitara de segunda geração vendido com o logo da gravata dourada? -, o primeiro Tracker nasceu bem distante daqui.

      O primeiro Chevrolet Tracker surgiu no final dos anos 1980, no Canadá. Era com esse nome e o logo da gravata que o Suzuki Vitara pioneiro era produzido e vendido no país da América do Norte.

      O Suzuki VItara pioneiro era produzido no Canadá como Chevrolet Tracker
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      2. GWM Haval H6

      SUV híbrido mais vendido do Brasil, o chinês GWM Haval H6 já teve duas gerações antes do carro que vemos nas ruas brasileiras.

      Lançado em 2011, já era um SUV de porte médio, embora com o DNA típico dos carros chineses da época. Visual genérico e, sob o capô, motores a gasolina produzidos sob licença da japonesa Mitsubishi.

      O Haval H6 pioneiro tinha visual genérico e motores de origem Mitsubishi
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      3. Honda HR-V

      Além daquele HR-V que a Honda lançou no Brasil em 2015, a marca japonesa produziu no Japão um outro SUV com o mesmo nome.

      Esse HR-V de primeira geração era um SUV bem compacto, com menos de 4,20 m de comprimento, e foi fabricado entre 1999 e 2006. Tinha visual bem diferentão, motor 1.6 e até opção da tração nas quatro rodas.

      Esse HR-V de primeira geração foi pensado especificamente para o mercado japonês
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      4. Jeep Commander

      O Jeep Commander já teve várias caras. Além do SUV médio feito em Goiana (PE) o nome também foi usado em dois modelos grandalhões, um vendido na China e outro, o mais antigo, um autêntico produto estadunidense.

      Produzido entre 2005 e 2010, o primeiro Commander era - basicamente - a variação de sete lugares do modelo Liberty. A gama de motores era bem ampla, com uma opção turbodiesel e motores V6 e V8 a gasolina.

        O Commander era, inicialmente, um SUV de sete lugares pensado para o mercado americano
        Crédito: Divulgação
        toggle button

        5. Toyota SW4

        O Toyota SW4 é o queridinho do público brasileiro quando o assunto é SUV derivado de picape. E você sabia que esse nome é quase uma jabuticaba? É que o Brasil é um dos poucos mercados onde o SUV derivado da picape Hilux recebeu esse nome.

        Isso começou em 1993, quando o SUV 4Runner estreou por aqui como SW4. Desde então, o SUV da Hilux sempre foi SW4 no Brasil mesmo tendo outro nome na gringa. O atual, por exemplo, é conhecido lá fora como Fortuner.

        O 4Runner dos anos 1990 foi o primeiro modelo a usar o nome SW4 no Brasil
        Crédito: Divulgação
        toggle button

        Vídeo relacionado

        Veja também

          Mega Feirão Webmotors

          O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?

          Comentários