Você sabe como ler o chassi do seu carro? Consegue identificar o que aquela sequência alfanumérica quer dizer?
Também conhecida tecnicamente como VIN (“Vehicle Identification Number”), essa identificação serve para apontar a procedência e as características do seu veículo – tudo por meio de uma combinação de 17 caracteres. Baseada em normas, essa combinação permite identificar um veículo em qualquer parte do mundo. Dá para saber qual é o fabricante, o tipo de veículo, o ano e o modelo, o número de série...
Essas informações são divididas em três blocos alfanuméricos. Confira:
Exemplos de países:
Exemplos de montadoras:
Grupo VDS (“vehicle description section”) - seção descritiva do veículo
Esse grupo de caracteres agrupa informações que podem variar dependendo da montadora, mas normalmente identificam o modelo do veículo, a versão, o tipo de carroceria, de motorização e a quantidade de portas.
Para o exemplo acima, a “tradução” é a seguinte:
No último grupo de caracteres, você encontra informações relacionadas à produção do veículo: ano, local de fabricação e número de série.
Para o exemplo acima, fica assim:
O número gravado no vidro é do grupo VIS (ano e local de fabricação, além de número de série). E tem de ser o mesmo do número do chassi. Caso contrário, é sinal de que o vidro tem procedência duvidosa.
Se seu veículo é modelo 2013, a gravação do número do vidro deve começar com a letra D.
De acordo com a norma NBR 6066 (2001), as letras O, I e Q não podem ser usadas na gravação do número de chassi, devido à facilidade em confundir essas letras com outros caracteres.



Email enviado com sucesso!