O Hyundai Creta foi, mais uma vez, o carro mais emplacado do país se considerarmos somente as vendas no varejo - ou seja, aquelas que são feitas diretamente para clientes do tipo pessoa física (CPF). Foram 4.687 unidades no total. Já em vendas diretas, o SUV teve 462 registros.
Atrás do Creta, outros dois SUVs fecharam o pódio varejista do mês passado: Chevrolet Tracker, com 4.280 licenciamentos (foram outros 1.136 para clientes do tipo CNPJ); e Honda HR-V, que teve 3.959 unidades vendidas no varejo e 314 licenciadas como venda direta.
O Creta foi o carro mais vendido no varejo em 2024 em todo o Brasil, segundo a Fenabrave. Fabricado em Piracicaba, interior de São Paulo, registrou 56.081 emplacamentos neste formato de venda ao longo de 2024. Na segunda colocação do ano passado ficou o Chevrolet Onix, com 51.251 unidades. A terceira na temporada passada foi a Fiat Strada, com 50.453 picapes comercializadas.
Chevrolet Tracker e Honda HR-V, que subiram ao pódio em janeiro, foram o quarto e quinto colocados nessa modalidade durante todo o ano de 2024, de acordo com os números do relatório.
Dois SUVs deixaram um dos carros de passeio e o comercial leve mais emplacados do Brasil para trás. Isso mostra que, de fato, a preferência e o gosto do consumidor por SUVs continua em alta crescente.
O Hyundai Creta é bicampeão nessa modalidade - em 2023, ele também havia levado o título. A diferença é que em 2024 a disputa foi mais tranquila, com diferença de 4.830 unidades para o segundo colocado.
O Creta mudou no segundo semestre do ano passado, quando estreou o mesmo visual do carro lançado na Índia, no início do ano. Além da dianteira, ganhou traseira redesenhada - com lanternas, para-choque e tampa do porta-malas novos - e novas opções de rodas de 17 e 18 polegadas.
O "tapa" no visual veio acompanhado de um novo painel, com linhas mais atuais e instrumentação digital formando um conjunto integrado com a tela da central multimídia. Outra novidade está no banco traseiro, que ganhou descanso de braço central. De resto, o carro permaneceu o mesmo.
O Novo Creta, que é como a Hyundai se refere ao SUV reestilizado em outubro, estreou em cinco versões:
Vem com rodas de liga leve de 16 polegadas, painel digital de oito polegadas, seis airbags, faróis com acendimento automático, sensor de estacionamento traseiro, multimídia com tela de oito polegadas, câmera de ré, chave presencial e controlador automático de velocidade.
Vem com o mesmos itens da versão Comfort, mais rodas de 17 polegadas diamantadas, pacote ADAS, carregador de celular por indução, retrovisores externos com rebatimento elétrico, ar-condicionado automático e Bluelink.
Vem com os mesmos equipamentos da Limited mais painel digital e multimídia de 10,25 polegadas, bancos de couro marrom e preto, teto solar panorâmico, câmera 360 graus e sensores de estacionamento dianteiros, controlador adaptativo de velocidade, monitor de pontos cegos, freio de estacionamento eletrônico e seletor de modos de condução.
Tem rodas exclusivas de 17 polegadas, faróis de LED, setas sequenciais e interior com bancos e revestimentos na cor preta.
O Ultimate vem com os mesmos equipamentos do N Line, mais as rodas de 18 polegadas, bancos de couro e revestimentos na cor cinza, pacote ADAS com monitor de saída e de tráfego cruzado na traseira, retrovisor eletrocrômico e banco do motorista com ajuste elétrico.
Essa versão é a única com motor 1.6 turboflex com injeção direta, casado a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. É o mesmo conjunto usado há alguns anos no Tucson, mas com calibragem específica. Mais potente que no SUV médio - que era acertado só para gasolina -, rende 193 cv de potência e 27 kgf.m de torque.
Com o motor 1.6, o Hyundai Creta acelera de zero a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge os 210 km/h de velocidade máxima. O consumo é de 11,9 km/l (cidade) e 13,5 km/o (estrada).
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