Triumph aposta na tempestade perfeita

Marca inglesa lança a Rocket 3 Storm GT e a Rocket 3 Storm R. As duas novas versões são linha 2024 e têm aprimoramentos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Triumph aposta na tempestade perfeita
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Triumph Rocket 3 foi lançada há 20 anos e, desde então, impressiona o mundo devido ao tamanho superlativo para uma motocicleta. Afinal, nasceu com um motor tão grande que foi instalado longitudinalmente, para facilitar a acomodação de seus três cilindros - que somavam 2.300 cm³.

A mais recente geração foi lançada em 2019 com motor "crescido" para 2.500 cm³ (na verdade, 2.458 cm³) e, nestes cinco anos, não sofreu nenhuma mudança radical. Já era hora, mas não foi isso que aconteceu. A linha 2024 da motona inglesa ainda não ganhou uma nova geração, mas passou por aprimoramentos importantes e ganhou duas novas versões - batizadas de Storm R e Storm GT. "Storm", em inglês, significa "tempestade".

A Triumph Rocket 3 Storm GT é mais indicada para viagens: tem guidão mais recuado, comandos avançados e encosto de garupa
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Triumph Rocket 3 ganha duas novas versões

As duas versões são naturalmente a mesma moto. Mudam apenas alguns componentes e acabamentos. Por exemplo, o guidão da GT é 12,5 cm mais recuado que o da R, o que resulta em diferenças ergonômicas. Os bancos também são diferentes, a GT tem encosto de garupa e as pedaleiras também estão em posições distintas - mais recuadas na R e mais avançadas na GT.

A Triumph Rocket 3 Storm R é mais "bandida": tem comandos recuados e guidão mais avançado
Crédito: Divulgação
toggle button

Qual é o motor da Triumph Rocket 3 Storm?

Mas as duas têm a mesma novidade principal, que é o aumento na força do motor de 2.500 cm³. Agora, são 182 cv de potência a 7.000 rpm - ou 15 cv a mais do que antes. O torque também cresceu, porém mais discretamente: agora são 23,4 kgf.m a 4.000rpm, justamente 0,4 kgf.m a mais. A Triumph também fez recalibragens para que o motor atendesse à legislação de emissões Euro 5b.

A Rocket também ganhou novas rodas, mas as medidas continuam as mesmas de antes - aro 17 na frente e aro 16 atrás. Segundo a Triumph, são mais leves que as usadas anteriormente.

As duas Triumph Rocket 3 Storm têm o mesmo motor de 2.500 cm³ e 182 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

O tanque para 18 litros também não mudou, mas recebeu novas pinturas e emblemas - cada versão tem três opções de cores, sempre em dois tons. A Storm R surge nas opções Carnival Red com Sapphire Black (vermelha e preta), Satin Pacific Blue com Matt Sapphire Black (azul com cinza) e Sapphire Black com Granite (preta e cinza). A GT tem as mesmas combinações, mas aplicadas de forma inversa, para diferenciar uma da outra.

A atual geração da linha Rocket 3 já vendeu mais de 18 mil unidades em todo o mundo. Pode parecer pouco, mas estamos falando de um modelo grande, pesado e sobretudo caro em qualquer lugar do planeta.

As duas Triumph Rocket 3 têm três opções de pintura, sempre combinando dois tons
Crédito: Divulgação
toggle button

Outras especificações importantes da Rocker 3 são a suspensão traseira monochoque Showa RSU com piggy-backs e ajustes de retorno, pressão e pré-carga, a suspa dianteira com tubos de 47 mm de diâmetro e ajustes de compressão e retorno, os freios Brembo Stylema M4.32 com 320 mm na frente (duplo), 300 mm atrás (simples) e ABS otimizado para curvas.

Também fazem parte da lista de itens série controle de tração, câmbio de seis marchas com secundária por eixo cardã, quickshifter, embreagem assistida e deslizante, luzes de rodagem diurnas (DRLs), iluminação full-LED e painel de instrumentos com tela de TFT conectável a smartphone, tomadinha USB, cruise control, auxílio a partidas em rampas, quatro modos de condução - road, rain, sport e personalizável -, que ajustam o mapa da borboleta da injeção e a interferência do controle de tração

O painel das Triumph Rocket 3 Storm é uma tela de TFT conectável e cheia de recursos
Crédito: Divulgação
toggle button

Quanto custa a Triumph Rocket 3 Storm?

Lá na Inglaterra, a Rocket 3 Storm R surge com preço de 23.195 libras, enquanto a Rocket 3 Storm GT parte de 23.895 libras. E por aqui? Pois as duas já aparecem no site brasileiro da Triumph, inclusive com os preços: Storm GT por R$ 132.990 e Storm R por R$ 127.990.

Os modelos da linha 2023 ainda aparecem disponíveis - a Rocket 3 GT por R$ 129.990 e a Rocket 3 R por R$ 123.490. As primeiras entregas por lá estão previstas para abril. Não há informações sobre início das entregas, mas apostamos que será, no máximo, em um par de meses.

Veja mais

    Tags:Motos
    Comentários
    Wid badge