Triumph Speedmaster tem vendas normalizadas

Modelo esteve ausente das lojas marca inglesa, mas já aparece no site com novo preço - que ainda é competitivo

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Roberto Dutra
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Uma das motocicletas mais bonitas da atualidade, a Triumph Speedmaster chegou ao mercado brasileiro por uma estrada acidentada. Foi anunciada no Festival Interlagos - Motos de 2022, um primeiro lote chegou efetivamente às concessionárias pouco depois, em novembro daquele ano e, depois, sumiu...

Triumph Bonneville Speedmaster (2)
A Speedmaster é mais baixa e comprida do que os outros modelos que compõem a "família" Bonneville
Crédito: Divulgação
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Mas agora a moto já pode ser comprada normalmente. Inclusive já aparece no site da marca - e no configurador, para acessórios. O preço, claro, mudou. O primeiro lote custava R$ 61.490, e agora a moto é oferecida por R$ 65.490 - um reajuste de R$ 3 mil.

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E esse motor, hein? São 1.200 cm³, 78 cv de potência e 10,8 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
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Levando-se em conta o conjunto da oba, ainda é um preço competitivo. Afinal, trata-se de uma "modern classic" da linha Bonneville com certa pegada custom, cujas especificações são superiores às da Kawasaki Vulcan 650 S, que já passou dos R$ 50 mil, e e bem abaixo da Harley-Davidson Nightster Special 1200, que bate nos R$ 100 mil.

O painel da Speedmaster é simples: um único mostrador analógico com display digital e luzes-espia externas
Crédito: Divulgação
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A briga, na prática, é com outra Kawasaki - a 900 RS, que é uma naked levemente retrô. Embora não tenha nada de custom, o visual clássico pode atrair parte do mesmo público. E, além disso, a Kawa 900 RS também tem especificações de alto nível e atualmente custa R$ 64.990. OU seja, quase a mesma coisa que a Speedmaster.

A vinda da Speedmaster foi confirmada primeiramente durante o Festival Interlagos 2021, realizado em novembro do ano passado - conforme revelamos com exclusividade aqui.

Detalhe da traseira: banco do garupa separado e em altura diferente, alça de apoio e lentes brancas nos piscas
Crédito: Divulgação
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Pouca tradição em modelos custom

A Speedmaster é uma nova tentativa da Triumph de pegar parte do segmento custom. A marca já vendeu por aqui o modelo Thunderbird V-Storm, que tinha um grande motor bicilíndrico de 1.699 cm³, 98 cv de potência a 5.250 rpm e torque de forçudos 15,9 kgf.m a ótimos 2.950 rpm.

A moto tem duas ponteiras de escape, uma em cada lado: coisa típica de modelos com motor bicilíndrico
Crédito: Divulgação
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Além dela, também apostou na enorme Rocket 3, então em sua primeira geração - com aquele incrível motor de três cilindros em linha, longitudinal, de 2.3 litros de capacidade volumétrica. Esta, inclusive, voltou a ser vendida no país em sua nova geração, lançada em 2020 - com motor maior (2.5 litros!) e estilo menos clássico e mais "power custom".

Aí veio a Speedmaster. Vendida em versão única, a moto é oferecida com apenas duas opções de cores - toda preta ou preta com branca. Uma pena que a vermelha que existe lá fora não venha.

A suspensão traseira é composta por um único amortecedor, que fica bem centralizado e inclinado
Crédito: Divulgação
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Modelo já tem 11 anos de estrada

A Speedmaster surgiu lá fora em 2002 com motor bicilíndrico de 790 cm³. Em 2005, cresceu para 865 cm³ (aquele mesmo das Bonneville T100 vendidas no Brasil), em 2008, ganhou injeção eletrônica, e em 2018 cresceu de novo, para 1.200 cm³ - que permanece até hoje.

Esse motor é o mesmo de outros modelos Triumph da linha Bonneville que já são vendidos por aqui, o que vai facilitar o pós-venda. Bicilíndrico e com 1.200 cm³, comando simples no cabeçote e refrigeração líquida, rende 78 cv de potência a 6.000 rpm e o bom torque de 10,8 kgf.m a 4.000 rpm.

O farol da Speedmaster tem luz de rodagem diurna (DRL) com halo em LED. Lá dentro, a lâmpada também é de LED
Crédito: Divulgação
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Mas a Triumph Speedmaster tem muitas particularidades. A começar pelo estilo com o tal toque custom - é mais baixa e comprida que as Bonneville tradicionais, e também tem guidom um pouco mais largo e alto. Além disso, tem pneus gorduchos (150/90 R16 na frente e 150/80 R16 atrás), dois escapes com ponteiras retas, rodas raiadas, tanque em forma de gota, para-lamas curtos e bancos do piloto e do garupa separados e com alturas diferentes.

Outras especificações importantes da moto são o câmbio de seis marchas com embreagem assistida e secundária por corrente, a suspensão dianteira com garfos japoneses Showa, a traseira monochoque RSU com ajuste de pré-carga, e os freios com disco duplo Brembo na frente e simples Nissin atrás - com ABS, naturalmente.

A Speedmaster é vendida apenas nas opções de cores preta ou preta com branca. Pena que essa linda vermelha não veio...
Crédito: Divulgação
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Com 2,42 m de comprimento, 91 cm de largura, 1,05 m de altura e 1,50 m de entre-eixos, a Speedmaster também tem banco do piloto a 70,5 cm do solo e 263 quilos de peso seco. O tanque só leva 12 litros de combustível, o que proporciona uma autonomia relativamente pequena - cerca de 260 quilômetros com o consumo médio prometido de 21,7km/l - com gasolina europeia. Por outro lado, os intervalos de manutenção são bem distantes - a cada 16 mil quilômetros.

Controle de tração e modos de pilotagem

Alguns quitutes presentes na moto - assim como em outras Triumph - são a iluminação full-LED com luz de rodagem diurna (DRL), o controle de tração, os dois modos de pilotagem (road e rain), o acelerador eletrônico (sem cabos), o controle automático de velocidade e o imobilizador eletrônico.

O painel, por sua vez, é composto por um único mostrador, mais simples do que a moto merece: tem velocímetro analógico, um display digital com as informações básicas e quatro luzes-espia fora do mostrador.

A Speedmaster 1200 com alguns dos acessórios originais: mais charme na custom retrô
Crédito: Divulgação
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Muitos acessórios

Como previmos anteriormente, a Triumph oferece vários acessórios originais para a moto. São 77, para ser mais exato - e todos com preços altos. Afinal, são importados da Inglaterra.

Assim, quem instalar, por exemplo, comando avançado, guidão mais alto, encosto para o garupa e protetores de pernas e motor - itens importantes para viagens, vai gastar em torno de R$ 5 mil - e o preço da moto passará R$ 70 mil. Ainda assim, é bem menos que o preço inicial da mencionada Harley-Davidson Nightster Special 1200.

E há muito mais: para-brisa, alforges, faróis auxiliares, pedaleiras plataforma, bancos mais confortáveis e tomadinhas diversas entre outros itens. Nem todos estres itens ficam bacanas mas, se escolhidos com sabedoria, deixarão a moto mais segura, prática e charmosa.

Se a Speedmaster viesse na cor vermelha, eu pensaria seriamente no caso.

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