O túnel e vento é uma ferramenta comum na indústria automotiva: há muito tempo os equipamentos ajudam os fabricantes a avaliarem a aerodinâmica e a eficiência energética dos veículos. Mas a Ford acaba de atualizar o sistema com uma nova função: o movimento.

A marca americana combinou uma esteira do tamanho de um carro aos sistema de ventilação convencional e, com isso, conseguirá avaliar como os veículos se comportariam aerodinamicamente em velocidades de até 321 km/h. A ideia é levar a estrada para o veículo, em vez do caminho inverso.
De acordo com a Ford, o sistema vai gerar dados mais precisos do coeficiente de arrasto e de downforce, que são decisivos quando o assunto é eficiência aerodinâmica. A simulação de rodagem também deve acelerar o desenvolvimento dos projetos, além de reduzir seus custos.
A tecnologia tem cinco sistemas de correia, sendo uma para cada roda e uma maior, que corre no centro do veículo. Um dos primeiros carros a passar pela avaliação foi a nova linha do Mustang Dark Horse.
Nas imagens, é possível ver o modelo com as rodas em movimento, enquanto o túnel de vento empurra o ar contra a carroceria.
“Quanto mais perto pudermos chegar da realidade no laboratório, melhor e mais rapidamente poderemos criar veículos com maior eficiência energética e com grande estabilidade na estrada e na pista”, disse John Toth, supervisor de engenharia de túneis eólicos da Ford.
O engenheiro explica que, para veículos de passageiros e caminhões, o objetivo de testes como os gerados no sistema é conseguir menor arrasto, o que representa modelos mais eficientes.
Já no caso de carros como o Mustang, onde é priorizado o desempenho, a redução do arrasto fica de lado e o mais importante passa a ser o downforce, a força física empurra o veículo contra o solo e ajuda na aderência do veículo à estrada. Além disso, há uma melhora no comportamento em curvas.
A sétima geração do Mustang começará a ser produzida nos Estados Unidos em julho deste ano e as vendas estão previstas para os próximos meses. A vinda para o Brasil também está confirmada, mas só deve acontecer no fim do ano.
Usado no teste do túnel, o modelo tem motor V8 5.0 Coyote capaz de render até 500 cv, com zero a 100km/h em apenas 4,3 segundos.