O Ford Escort é, sem dúvida, um dos carros com versões mais icônicas que tivemos nas décadas de 80 e 90. Quem não se lembra do XR3 e de sua configuração conversível, por exemplo, que foram vendidos por aqui nessa época? Pois é, mas lá fora a lista de variantes interessantes do hatch foi bem maior.
Uma dessas era a Escort Cosworth RS. Na verdade, era uma versão de produção dos modelos Ford usados em competições de rally. Uma dessas raridades está à venda em um leilão - e não é qualquer unidade: trata-se de um dos últimos modelos produzidos na fábrica da Karmann, que era parceira da marca americana no projeto.

Feito em 1996, esse Cosworth RS teve uma trajetória interessante antes de ser levado a leilão. Seu primeiro dono foi o próprio presidente da Karmann, que o deixou na frota da empresa até 1998. Naquele ano, o Escort foi vendido para nada mais nada menos que seu próprio "criador", o engenheiro Dieter Hanhe. E foi com ele que o nothback ficou desde então.
Com 26 anos de idade, o Escort Cosworth RS mantém o motor quatro cilindros 2.0 turbo emprestado do modelo Ford Sierra. Chamado de YBP, o propulsor é capaz de render até 224 cv de potência, com 31,6 kgf.m de torque. A força é entregue às quatro rodas por um sistema de tração integral e o câmbio é manual de cinco marchas. O modelo também tem diferencial de deslizamento limitado.
O conjunto mecânico permite a esse Escort nervosinho acelerar de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e chegar à velocidade máxima de 235 km/h. Nada mal para um notchback com tração 4x4 e que pesa 1.235 quilos.
Além da mecânica anabolizada, o Escort Cosworth também tem peculiaridades visuais e aerodinâmicos originais de fábrica. A começar pelos para-choques dianteiro e traseiro, que têm tomadas de ar maiores. As caixas de roda também são mais largas e têm saídas funcionais de ar.
O capô da versão também é diferente graças às duas grelhas que servem como exaustores. Isso sem falar no aerofólio gigante instalado na traseira, que serve para segurar o modelo no chão. Em velocidades acima de 110 km/h, a força do ar exercida na peça representa 20 quilos de carga. Isso faz com que o nothback tenha mais aderência ao chão.
A pintura ainda é original na cor Azul Aural, com interior em couro preto. Os bancos são da Recaro e há alguns equipamentos, como CD Player, teto-solar, ar-condicionado com aquecedor e vidros elétricos. As rodas são de liga leve, com aros de 16 polegadas e cinco raios.
Segundo a casa de leilão Collecting Cars, a unidade disponível tem pouco menos de 98 mil quilômetros registrados no hodômetro e pequenos reparos a serem feitos. Um desses consertos é a correção de um vazamento de óleo no cárter do motor. Ai, que dor...
O engenheiro proprietário também relatou um "problema" com o condensador do sistema de refrigeração do carro, que precisou ser substituído por um item da Renault por falta de peças originais no mercado. Fora isso, o modelo estaria bem íntegro, segundo o dono.
Até o momento, o site da casa de leilão já registra 19 lances feitos pelo clássico 4x4, que por enquanto pode ser arrematado por 48 mil euros - cerca de 245 mil reais - em conversão direta. A expectativa é que o valor ainda suba bastante. E aí, vai dar um lance?