Sem medo de errar. A Mercedes-Benz esperou até o fim do ano para fazer uma das suas maiores apostas na eletrificação. A marca acaba de lançar o novo AMG S63 E-Performance. Com motorização híbrida, o sedã promete entregar uma potência combinada insana de mais de 800 cv e um torque de inacreditáveis 145,3 kgf.m.
A força é garantida por um conjunto que alia passado e futuro. Isso porque a marca manteve o V8 4.0 biturbo que já era usado no modelo, mas adicionou uma unidade elétrica ao conjunto.

Sozinho, o motor a combustão sob o capô rende 620 cv de potência e pouco mais de 91,7 kgf.m de torque. Já a unidade elétrica fica no eixo traseiro, onde entrega uma capacidade adicional de 192 cv e cerca de 30,5 kgf.m.
Os dois estão acoplados a uma transmissão automática de nove marchas e a tração do sedã é integral. Com esse conjunto, a potência combinada fica em 802 cv e o torque chega a impressionantes 145,3 kgf.m. Para fins de comparação, são 55 quilos de torque a mais que no modelo anterior.
Com esses números, o AMG S63 E-Performance pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos - um índice digno de moto superesportiva! A velocidade máxima fica em 288 km/h, limitada eletronicamente.
Para segurar tanta potência, o modelo também recebeu melhorias no sistema de suspensão e nos freios, que ficaram maiores com 15,7 polegadas na dianteira e 15 polegadas na traseira. Se o cliente quiser, ainda pode optar por discos de cerâmica.
A Mercedes ainda fez melhorias nos suportes da carroceria fixados nas extremidades do chassi. Além disso, a suspensão a ar ativa da marca pode ser ajustada eletronicamente e tem barras ativas. O eixo traseiro do sedã AMG segue com a tecnologia esterçante.
Outra melhoria mecânica foi a adoção de um sistema de estabilização de rolagem ativa, que evita a inclinação da carroceria nas curvas. Por fim, a fabricante alemã incrementou ainda mais o S63 híbrido com coxins ativos, que atuam suavizando ou endurecendo a conexão entre o motor V8 e a carroceria.
No quesito visual, foram feitos pequenos ajustes. A grade AMG com hastes verticais é uma novidade para o modelo Classe S. No capô, a habitual estrela deu lugar ao emblema da divisão esportiva. O para-choque dianteiro ganhou detalhes cromados e as saias laterais estão maiores, e ganharam detalhes cromados. Por fim, as rodas têm aros de 21 polegadas.
Na cabine, o sedã de luxo tem duas enormes telas na frente. A primeira abriga o computador de bordo e a segunda, em posição vertical, no centro do console, acomoda o sistema multimídia, bem como os controles do sistema de refrigeração. Isso só na frente.
Atrás de cada banco, o sedã ainda tem outras duas telas para quem vai na segunda fileira. Por último, há outro display posicionado no apoio de braços da segunda fileira.
Os bancos são em couro, com acabamento perfurado e costuras. O interior também exibe acabamentos cromados e em black piano, e LEDs ambientes para quase todos os lados.
O novo Classe S híbrido ainda não tem data oficial de lançamento nem preço. A expectativa é que chegue às concessionárias dentro de um ano e que fique posicionado no topo da linha, como o carro mais caro da linha S.
Legendas:
F1 - Dupla de motores é capaz de empurrar sedã de zero aos 100 km/h em 3,3 segundos
F2 - A grade dianteira da versão tem fendas verticais e emblema da AMG no lugar de tradicional estrela
F3 - Interior do sedã tem duas telas gigantes na frente e outras três na segunda fileira
F4 - Motor elétrico fica instalado no eixo traseiro e sozinho rende quase 200 cv