Uno europeu ganha tração 4x4 com motor elétrico

Fiat mostra conceito do Panda 4x4 com apelo off-road e tração eletrificada; veja o que muda no compacto aventureiro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Uno europeu ganha tração 4x4 com motor elétrico
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A montadora italiana apresentou na Europa um novo conceito do Panda 4x4, com visual aventureiro e tração eletrificada. A proposta é clara: resgatar o espírito do compacto raiz dos anos 80 — que lá fora era o Panda, não o Fiat Uno — e atualizá-lo com soluções pensadas para a nova era da mobilidade.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Ainda é um protótipo, mas com cara de carro pronto. O que levanta a pergunta: será que esse "Uno europeu elétrico 4x4" pode virar realidade também fora do Velho Continente?

    Fiat Uno europeu tem tração 4x4 com toque elétrico

    Ao contrário do Panda 4x4 original, que usava um sistema mecânico integral, o novo conceito aposta em uma solução eletrificada: um motor elétrico no eixo traseiro, ativado sob demanda.

    O Fiat Grande Panda ganha conceito com tração 4x4
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    A ideia é oferecer mais aderência em pisos escorregadios sem complicar a mecânica — e de quebra, melhorar a eficiência.

    Na prática, é um sistema híbrido leve com tração temporária nas quatro rodas. Não é feito para trilhas pesadas, mas atende bem a quem enfrenta ruas molhadas, estrada de terra e ladeiras sem asfalto.

    Estilo retrô com função

    O visual também resgata elementos do Panda 4x4 clássico, com carroceria em tom vinho escuro (batizado de Bordeaux), detalhes em bege e faróis auxiliares montados no teto.

    É uma releitura nostálgica, mas com toques modernos, como a possibilidade de incluir acessórios adicionais para atividades ao ar livre. Não há imagens do interior, mas a Fiat fala em praticidade e versatilidade — características que sempre marcaram o modelo.

    Novo Fiat Uno no Brasil?

    O CEO global da Fiat já confirmou que o Panda — ou uma derivação dele — está nos planos para o mercado brasileiro no médio prazo, possivelmente como substituto do Argo. Mas a versão 4x4 eletrificada, por enquanto, é mais um conceito do que um produto pronto para o público.

    Por aqui, a eletrificação avança - mesmo que devagar - especialmente entre os compactos, e a demanda por tração integral é muito mais emocional do que racional.

    O Fiat Grande Panda deve chegar ao Brasil em um futuro não tão distante
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Mesmo assim, o conceito mostra o que a Fiat pretende levar adiante: design com apelo emocional, soluções técnicas modernas e foco em sustentabilidade, mesmo em modelos de entrada.

    Resumo da ópera

    O novo Panda 4x4 é uma vitrine interessante da Fiat. Resgata o passado, conversa com o presente e mira um futuro onde até os compactos mais acessíveis podem ter uma dose de tecnologia e espírito aventureiro. A dúvida é se esse pacote faz sentido — e cabe no bolso — fora da Europa.

    Por fim, vale questionar: será que essa versão eletrificada e de tração 4x4 é páreo para o nosso saudoso Uno Mille com escada no teto?

    Aproveite também:

      [embed]

      Tags:Fiat
      Comentários