Os diferenciais, é claro, faziam com que o dois volumes alemão tivesse um preço salgado. Mesmo para aqueles que pretendiam subir de categoria para uma marca premium, os preços que variavam entre R$ 94.700 e R$ 124.300 não eram tão acessíveis.
Para fins de comparação, em 2014 esse valor era bem superior ao cobrado por modelos de marcas de volume, como os R$ 64.490 pedidos pelo Chevrolet Cruze. O então recém-atualizado Volkswagen Golf, que também era montado sobre a plataforma MQB usada no A3, custava a partir de R$ 67.990.
Quase dez anos atrás, o modelo poderia ser considerado um sonho para poucos. Mas, atualmente, o A3 desta geração pode ser encontrado com preços a partir de R$ 60 mil no estoque da Webmotors. É algo a se pensar, especialmente quando comparamos as qualidades do hatch da Audi com o que é oferecido por carros zero-quilômetro na mesma faixa de preço hoje, como por exemplo os subcompactos. Listamos alguns dos pontos que fazem do modelo uma boa alternativa.
Mecânica de Golf
A começar pela parte mecânica. O A3 Sportback usava o motor turbo 1.4 TSFI, de 122 cv de potência e torque de 20,4 kgf.m, na versão de entrada - o mesmo do Golf, no qual levava o nome de TSI e tinha potência extra. O 1.8 TSFI, de 180 cv e 25,5 kgf.m, era instalado na configuração mais completa e também na variante de apenas duas portas. Uma dupla de motores elogiada por seu desempenho.Nas três versões, os motores vinham casados com a transmissão automatizada DSG S-Tronic, de sete velocidades e dupla embreagem seca. O câmbio é conhecido por sua suavidade e agilidade, mas precisava receber uma atenção extra para manter seu bom funcionamento.
Outros pontos altos dos A3 eram a suspensão traseira, independente com multibraços, e os freios a disco nas quatro rodas. Um conjunto interessante e incomum para um hatch.
Bem acabado e equipado
O visual e o acabamento interno também são características positivas citadas pelos donos. Na cabine, o painel das primeiras linhas dessa 3ª geração tinha acabamentos emborrachados, detalhes em aço escovado, volante em couro, painéis das portas com ombros em couro e bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro.O modelo também saía desde a versão 1.4 TSFI com seis airbags, controles de estabilidade e tração, start-stop, volante com aletas para trocas de marchas e comandos multifuncionais, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento elétrico e multimídia. A lista tinha ainda cinto de três pontos e encostos de cabeça para todos os passageiros.
O tamanho do A3 era interessante para o segmento: 4,31 m de comprimento, 1,79 m de largura, 2,63 m de entre-eixos e 313 litros de capacidade do porta-malas. É a média da maioria dos hatches vendidos atualmente - um Fiat Argo tem 300 litros de porta-malas.
Melhor opção
A terceira geração do A3 foi vendida até 2021, quando o hatch da Audi ganhou uma atualização. Entre 2013 e o fim das vendas dessa geração, a única mudança na linha do dois volumes foi a saída da carroceria de duas portas e o fim das versões com motores 1.8 TSFI.Por isso, consideramos as configurações com motor 1.4 TSFI e quatro portas uma boa alternativa para quem busca um carro completo na faixa dos R$ 60 mil a R$ 80 mil. No estoque da Webmotors é possível encontrar muitas unidades com esse conjunto mecânico e em boas condições de conservação.
Uma unidade da versão 1.4 Sportback, anunciada no Rio de Janeiro (RJ) tem pouco mais de 66 mil quilômetros rodados e preço de R$ 65 mil. Segundo o anúncio, o modelo ano 2014 está em ótima condição e passou por todas as revisões em concessionária da Audi, conforme estipulado no manual.
Como esse, também é possível encontrar outros modelos em ótimas condições no catálogo da Webmotors. Se você busca um carro mais premium, os hatches da Audi podem ser uma boa alternativa. Confira essas ofertas aqui!
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