Usado Novo: Não é o fim para o Ford Ka

Descontinuado em 2021, o hatch ainda é bastante procurado no mercado de usados e seminovos. Preços são bem atraentes

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Lucas Cardoso
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Faz quase dois anos que o Ford Ka deixou de ser vendido por aqui. Apesar do fim precoce — em abril de 2021 —, quando a marca americana desistiu da produção nacional de carros, o modelo segue bem procurado pelos consumidores no mercado de usados.

Em janeiro deste ano, segundo levantamento da Fenabrave, o Ka Hatch foi o oitavo carro mais negociado entre os usados.

Também pudera, o dois volumes estava em sua melhor forma quando se despediu do mercado nacional. O espaço interno era razoável, o acabamento era honesto e a mecânica era eficiente, Além disso tudo, o carro tinha uma lista interessante de equipamentos e itens de segurança.

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O Ka recebeu um facelift na linha 2020, com mudanças no para-choque e na lista de equipamentos
Crédito: Divulgação
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Eficiência é a palavra

Nas últimas linhas, o Ka usava os eficientes motores de três cilindros 1.0 e 1.5. O primeiro rendia 85 cv de potência e 10,7 kgf.m de torque, sempre casado com a transmissão manual de cinco marchas. Já o segundo, que podia vir com o câmbio automático de seis velocidades, rendia 136 cv e 16,1 kgf.m.

Nos dois casos, era o suficiente para um modelo de proposta urbana. O baixo consumo de combustível também era interessante. A versão 1.0 chegava a fazer até 15,6 km/l e a 1.5, até 13,6 km/l.

O Ka ganhou versão Freestyle 1.0 já perto de ter seu fim decretado pela Ford
Crédito: Divulgação
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Tamanho de hatch

Em tamanho, o modelo não esbanjava, mas também não fazia feio. O Ka tinha 2,49 m de entre-eixos e um porta-malas para coerentes 263 litros.

Por dentro, o acabamento era visualmente agradável. Os bancos em tecido ou couro tinham boa padronagem e ergonomia. O encaixe do corpo do motorista e o conforto dos assentos sempre foi um ponto alto do Ka.

O painel de instrumentos de visual básico é um contraponto à central multimídia Sync 2, que servia muito bem ao motorista. O equipamento com função de espelhamento de Android Auto e Apple Car Play, além de comandos por voz, podia ser encontrado nas versões mais caras do hatch.

O interior da versão Freestyle tinha acabamento exclusivo em dois tons
Crédito: Divulgação
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Na média

A lista de equipamentos seguia bem completa, especialmente nas versões mais caras, com quatro airbags, controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa, piloto automático e câmera de ré. Havia ainda rodas de liga leve, faróis de neblina e bancos caprichados com revestimento parcialmente em couro.

Isso na versão Freestyle, quando falamos da linha 2021, e na Titanium, quando falamos dos modelos ano 2020. De série, o Ka entregava ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, direção com assistência elétrica, banco traseiro bipartido rebatível e ABS.

Com o fim da produção nacional e o aumento da desconfiança, o modelo perdeu mais valor do que os concorrentes da mesma época. Essa condição não pode ser ignorada, é claro, mas está longe de fazer do Ka uma escolha ruim.

Pelo contrário, se for encontrado em boas condições e baixa quilometragem, o modelo faz frente a rivais consolidados no segmento.

A central multimídia Sync 2.5 ainda é uma das melhores do mercado
Crédito: Divulgação
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Boa opção

E isso tanto de particulares quanto de lojas. E modelos de frota também bão devem ser descartados, mas aí é preciso ficar mais atento às condições mecânicas.

Essas unidades ainda podem custar bem menos do que as versões de entrada e menos equipadas dos hatches no mercado dos zero-quilômetro.

No estoque da Webmotors, há diversas opções do hatch em ótimas condições e com quilometragem baixa. Fizemos uma lista com três unidades interessantes que encontramos.

A primeira delas é uma unidade da versão SE 1.0, ano 2021, com pouco mais de 31 mil quilômetros rodados. Anunciado por um proprietário de São Paulo (SP) a R$ 48.700, o modelo está cerca de R$ 6 mil abaixo da apontada na Tabela Fipe.

https://www.webmotors.com.br/comprar/ford/ka/10-ti-vct-flex-se-manual/4-portas/2020-2021/45385770?pos=f45385770b:&np=1

Também encontramos uma unidade da versão SE Plus 1.5, com câmbio manual, ano 2020, anunciada por R$ 49.900 em Belo Horizonte (MG). O modelo tem cerca 38 mil quilômetros rodados e a lista de equipamentos inclui central multimídia e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

https://www.webmotors.com.br/comprar/ford/ka/10-ti-vct-flex-se-plus-manual/4-portas/2019-2020/45696648?pos=w45696648g:&np=1

Por último, a mesma versão SE Plus, mas com câmbio automático, ano 2020, e rodagem na casa dos 26 mil quilômetros. O preço anunciado pelo dono é R$ 54.900, ou quase R$ 10 mil abaixo da Fipe. A lista de equipamentos é completa - central, volante multifuncional e itens de segurança. O modelo está em Santo André (SP).

Tags:Mercado
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