Usado Novo: primeiras Oroch ainda são boa compra?

Lançado por aqui em 2015, o modelo Renault foi pioneiro no seu segmento e continua agradando proprietários pela robustez

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Lucas Cardoso
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A Renault Oroch chegou ao nosso mercado em 2015. Derivada do SUV Duster, a picape, ainda chamada de Duster Oroch, preencheu um espaço até então não ocupado por nenhum outro modelo com caçamba. Era o mix entre dois mundos - o dos carros de passeio e o dos modelos de trabalho.

A mescla dos atributos, alinhada ao porte intermediário, que ficava entre o das picapes compactas e o das médias, fez da Oroch uma alternativa interessante e muito elogiada pelos seus proprietários. Especialmente por sua robustez, espaço interno, posição de dirigir e estabilidade.

Renault Duster Oroch 2016 (2) F3
A picape Renault Oroch deriva do SUV Duster, mas é mais comprida e tem suspensão traseira diferente
Crédito: Divulgação
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Qual é o tamanho da Oroch?

Parte dessa percepção positiva vinha do próprio Duster, que sempre foi um modelo admirado pelo bom porte e pela mecânica robusta. Os demais aspectos vinham do acerto da picape e por atributos próprios, como a ótima suspensão traseira multibraços. A escolha desse sistema, em vez do tradicional feixe de molas, deu à picape altos níveis de conforto e segurança .

As dimensões também agradaram, e continuam sendo um diferencial. A Oroch tem 4,69 metros de comprimento (30 cm maior que o SUV), 2,82 metros de entre-eixos (15 cm a mais que o Duster) e capacidade para levar até 680 quilos na caçamba. A Fiat Strada cabine dupla leva os mesmos 650 quilos e a Chevrolet Montana, 600 quilos.

Renault Duster Oroch 2016 (3) F2
A Oroch tem capacidade para levar 650 quilos de carga
Crédito: Divulgação
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Qual é o motor da Duster Oroch?

Na primeira linha, a Oroch fabricada em São José dos Pinhais (PR) era vendida em três versões. Duas tinham o motor 1.6 aspirado flex, de 115 cv de potência e 15,9 kgf.m de torque, e a topo de linha recebia o 2.0, de  até 148 cv e 20,9 kgf.m. A transmissão, nos três casos, era sempre manual de seis marchas, e a tração apenas dianteira.

Já na linha 2016, a picape começou a ser oferecida com opção de transmissão automática e também com a direção com assistência elétrica. No mesmo ano, a Renault também atualizou a linha de motores 1.6, o que elevou a potência para 120 cv, além de uma melhor eficiência energética e redução no consumo.

Renault Duster Oroch 2016 1 F6
As versões mais completas da picape tinham central multimídia e câmbio automático
Crédito: Divulgação
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Equipamentos na medida

A lista de equipamentos da Oroch nas primeiras linhas tinha itens interessantes mesmo na versão básica Expression, como trio elétrico, volante multifuncional, ar-condicionado, rodas de liga leve de 16 polegadas, rádio com USB e Bluetooth, banco com regulagem de altura e protetor de caçamba.

Na versão intermediária Dynamique, eram adicionados central multimídia, piloto automático, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento e outros itens. A lista permaneceu a mesma praticamente até 2021.

Reestilização veio em 2022

A atualização no conjunto da picape veio mesmo em 2022, com a reestilização da picape e a chegada de uma nova versão. Chamada de Outsider, a configuração estreava o novo motor 1.3 turbo, com 170 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque. A transmissão nesta versão é sempre automática CVT.

Renault Duster Oroch 2016 (5) F4
Nos primeiros anos, as versões mais caras da picape eram equipadas com um motor 2.0 aspirado
Crédito: Divulgação
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Quanto custa uma Oroch usada?

Para quem busca uma picape bem completa e atual, a Oroch pode ser uma ótima alternativa. Os preços dos modelos seminovos da Oroch reestilizada ficam na casa dos R$ 115 mil. Já no caso das primeiras linhas, é possível encontrar unidades com preços em torno dos R$ 60 mil.

É claro que, por ser um carro de uso misto, é importante se certificar sobre o estado de conservação antes de levar uma para casa. No estoque da Webmotors, é possível encontrar unidades ano 2016 com quilometragem abaixo dos 60 mil.

 

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